Itinerância: um conceito em trânsito na cena brasileira

  • Ana Beatriz Wiltgen

Resumo

O ser humano é impregnado pela errância. Com a passagem do nomadismo para o
sedentarismo, embora o homem tenha se domesticado, sua pulsão errante continua
estruturando a vida social. Mobilidade, fluidez e trânsito constituem a experiência de vida das sociedades contemporâneas. O ator sempre esteve ligado à itinerância por questões subjetivas ou objetivas: espiritualidade, ideal artístico, subsistência ou independência profissional. Se itinerância teatral se traduzia em mambembagem, depois da explosão da cena, da evasão da caixa italiana passou a ser constituinte, a agir como princípio operatório da própria encenação, estruturando internamente texto e encenação. A ideia é apresentar o percurso de um conceito: a itinerância enquanto motor e como constituinte da cena contemporânea.

Referências

BARSACQ, André. L’éxperience de trois mises en scène de plein air. In: Architecture et dramaturgie. Paris: Flammarion Editeurs, 1950.

KOSOVSKI, Lidia. Espaço urbano e performance teatral. In: Percevejo. Revista de teatro, crítica e estética. n. 12., p. 219-224, 2003.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MAFFESOLI, Michel. Sobre o nomadismo: vagabundagens pós-modernas. Rio de Janeiro: Record, 2001.

MELIM, Regina. Entre a especificidade e a mobilidade do lugar. In: Revista Número. São Paulo, p. 16-17, 01 abr. 2004.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1999.

RABETTI, Maria de Lourdes. Grupos, trupes & companhia: momentos emblemáticos da história do teatro. In: Urdimento. Revista de estudos sobre teatro na América Latina. n. 1., p. 6-10, ago. 1997.

SILVA, Ermínia. As múltiplas linguagens na teatralidade circense. Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do século XIX. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Tese de Doutorado, 2003.

TESSARI, Roberto. Teatro no renascimento italiano. In: Carvalho, Sérgio de. O teatro e a cidade: lições de história do teatro. São Paulo: SMC, 2001.

DICIONÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Dicionário do Aurélio online: < http://www.dicionariodoaurelio.com>. Acesso em: 17 jun. 2010

Dicionário escolar da língua portuguesa / Academia Brasileira de Letras. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

Moderno dicionário da língua portuguesa (Michaelis) online: <http://www.michaelis.uol.com.br >. Acesso em: 17 jun. 2010.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena