Leopold Sulerjítski e o “sistema” de Stanislávski

  • Camilo Scandolara

Resumo

Esta comunicação busca apontar algumas das contribuições de Leopold A. Sulerjítski no desenvolvimento inicial do “sistema” de Stanislávski. Nela destaca-se o fato de que ao experimentar pedagogicamente, no Primeiro Estúdio do T.A.M., elementos que
naquele momento eram ainda inquietações e tentativas de descoberta de caminhos
concretos, Sulerjítski torna-se um ativo criador de um novo fazer teatral e contamina-o com
sua vasta vivência extrateatral. Assim, Sulerjítski, juntamente com outros renovadores do
início do século XX, faz com que a teoria teatral tenha que trabalhar com categorias e
conceitos que até então lhe eram estranhos para poder compreender pesquisas que
subvertem o fazer teatral institucionalizado expandindo seus limites e incorporando
conceitos e práticas de outras áreas.

Referências

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MARINIS, Marco de. In cerca dell’attore: um bilancio del Novecento teatrale. Roma: Bulzoni Editore, 2000.

MOLLICA, Fabio (org). Il teatro possibile: Stanislavskij e il Primo studio Del Teatro d’arte di Mosca. Firenze: La Casa Usher, 1989.

RIPELLINO, Angelo Maria. O truque e a alma. Tradução Roberta Barni. São Paulo: Perspectiva, 1996.

SLONIM, Marc. El Teatro Ruso del império a los Soviets. Buenos Aires: Editorial Universitária, 1965.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena