A respeito de modernos e contemporâneos

  • Carmem Gadelha

Resumo

A linguagem contemporânea do espetáculo teatral, dramaturgia, relações
palco/platéia, dicotomia texto/cena: abordagem desse campo de problemas pode ser
estabelecida a partir de diferenciações conceituais que, em primeiro lugar, delimitem as
noções de modernidade e contemporaneidade – rupturas e continuidades. A reflexão é, em
grande parte, aberta por Antonin Artaud, cujos sofrimentos expressam conflitos no interior
da linguagem, nomeadamente a do teatro – espaço de experiência e questionamento, onde
a representação se constrói e desconstrói, para reconstruir-se em múltiplas dimensões da
teatralidade. É possível, então, arguir as configurações históricas do teatro a partir do modo
como a representação articula corpo, espaço e tempo – na cena como na platéia, desde os
gregos à performance.

Referências

ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. São Paulo, Perspectiva, 1995.

_____. O teatro e seu duplo. São Paulo, Max Limonad, 1985.

BABLET, Denis. “Appia y el espacio teatral; de La rebelión a la utopia”. In Adolph Appia 1862-1928, actor - espacio - luz. Fundación Suiza de Cultura Pro Helvetia. Zurich, 1984.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro, Editora 34, 1992.

_____. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia. São Paulo, Editora 34, 1996, v. 3.

FELÍCIO, Vera Lúcia. A procura da lucidez em Artaud. São Paulo, Perspectiva, 1996.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Graal, 1995.

GADELHA, Carmem. Corpora - investigações sobre poética do espetáculo. Tese de Doutorado em Comunicação e Cultura, Escola de Comunicação da UFRJ, 2002.

NASCIMENTO, Priscilla Porto. A relação ética da arte na sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro, EdUFF/Benício Biz, 2007.

NIETZSCHE, Friedrich. O caso Wagner: um problema para músicos / Nietzsche contra Wagner: dossiê de um psicólogo. São Paulo, Companhia das Letras, 1999.

_____. A origem da tragédia. Lisboa, Guimarães Ed., 1982.

ROSSET, Clement. O real e seu duplo - ensaio sobre a ilusão. Porto Alegre, L&PM, 1988.

TARDE, Gabriel. A opinião e as massas. São Paulo, Martins Fontes, 1992.

WILLER, Cláudio (org). Escritos de Antonin Artaud. Porto Alegre, L&PM, 1983.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena