Proposições para um diálogo entre Artes Performativas e o Budismo (e um exemplo da Ciência)

  • Cassiano Sydow Quilici

Resumo

A presença atual das principais linhagens do Budismo em países do Ocidente tem possibilitado um diálogo cada vez maior com essas tradições. Nas artes performativas é notória certa aproximação desse universo entre artistas como John Cage, Allan Kaprow, Meredith Monk, Bill Viola, Lee Worley, Yoshi Oida, Marina Abramovic entre outros. Já alguns cientistas, como Francisco Varela, deram exemplos de investigações aprofundadas e sistemáticas do “dharma”, no campo da teoria e da prática, que nos são inspiradoras. O artigo propõe alguns pontos que considero importantes para que esse diálogo possa ser desenvolvido entre nós. Critico a idéia da mera assimilação artística de técnicas budistas, partindo de uma reflexão sobre o contexto mais amplo em que estas se inserem.

Referências

BURKHARDT, Titus – A Arte Sagrada no Oriente e Ocidente , São Paulo, Attar, 2004.

CAGE, John – Silence: Lectures and Writings , Middletown, Wesleyan University Press, 1961.

LEONARD, George J. – Into the Light of Things: the Art of the Commonplace from Wordswort to John Cage , Chicago, University of Chicago Press, 1994.

QUILICI, Cassiano Sydow – “Teatro, Performance e Inquietude de Si “ em Performance, Arte e Antropologia , São Paulo, Hucitec, 2010.

TOWNSEND, Chris (ed) – The Art of Bill Viola , London, Thames & Hudson, 2004.

TRUNGPA, Chöngyam – True Perception: The Path of Dharma Art, Boston/London , Shambala, 2008.

VARELA, Francisco J. ; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor – A Mente Incorporada : Ciências Cognitivas e Experiência Humana , São Paulo, Artmed, 2003.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena