Fazer o novo, fazer de novo? Marina Abramović e a performance para além do documento

  • Christina Gontijo Fornaciari

Resumo

Num tempo em que apropriação e assimilação são amplamente utilizadas em
processos de criação artística, e onde a desmaterialização da arte é confrontada (e forçada
a se compatibilizar) com sua mercantilização, esse artigo pretende olhar para a delicada
questão da performance e sua reprodutibilidade. Serão abordadas as (im)possibilidades de
preservação ou recuperação da vida da performance, tendo por mote trabalhos realizados
entre 1992 e 2010 pela artista iugoslava Marina Abramović, considerando termos como
reencenação, teatralização e reperformance. Assim, levantaremos algumas das
controvérsias que emergem desse contexto, tendo em vista as repercussões da pretensa
“imortalização/ressuscitação” da performance no mundo artístico contemporâneo, na
academia e na crítica, passando pelas engrenagens mercadológicas na/da arte.

Referências

ABRAMOVIC, Marina. Seven Easy Pieces. Milão: Charta. 2007.

BERNSTEIN, Ana. A casa com vista para o mar de Marina Abramović. IN: Sala Preta, ECA/USP nº 3, p. 132-140, São Paulo, 2003.

BERNSTEIN, Ana. Marina Abramović conversa com Ana Bernstein. In: Caderno Videobrasil. Associação Cultural Videobrasil, nº1, p. 126-137, São Paulo, 2005.

BIESENBACH, Klaus. Marina Abramović: the Artist is Present. New York : MOMA, 2010.

DANTO, Arthur C. Sitting with Marina Abramović. The New York Times, Opinion Pages, publicado em 23/05/2010. Versão digital consultada em 10/10/2010 em http://opinionator.blogs.nytimes.com/2010/05/23/sitting-with-marina/?hp

OBRIST, Hans Ulrich; ABRAMOVIC, Marina. The Conversation Series, Vol. 23. Cologne: Verlag Der Buchhandlung Walther Konig, 2010.

PHELAN, Peggy. Unmarked: the politics of Performance. Oxon: Routledge, 1993.

SKJOLDAGER-NIELSEN, Kim. Challenging Smooth Consumption: Durational Performance as Cultural Misfit. In: Catálogo PSi#15. Copenhagen: University of Copenhagen Press, 2010.

WESCOTT, James. When Marina Abramović dies: a biography. Cambridge: The MIT Press, 2010.

SPIEKER, Sven. The Artist is Present: Marina Abramović at MoMA. IN: ArtMargins Contemporary Central and East European Visual Culture. Versão digital consultada em 10/10/2010. http://www.artmargins.com/index.php/2-articles/582-artist-present-marina-Abramović-moma-review-article#

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena