Débora Olívia Vieira - Algo além da medida do possível

  • Débora Olívia Vieira

Resumo

O artigo apresenta uma breve análise de duas manifestações cênicas chilenas
contemporâneas: Carne de Cañon, do Colectivo de Danza La Vitrina, e Neva, do grupo
Teatro en el Blanco, objetivando a destacar o papel ocupado pelo discurso artístico no
período pós-ditadura: o de dar vazão à memória dos esquecidos, de oferecer corpo ao
testimonio dos que foram calados. Tendo como subsídio teórico o legado de pensadores que
de alguma forma abordam a relação entre memória, história e ficção (a saber, Walter
Benjamin, Seligmann-Silva), este texto pretende deflagrar a incapacidade da historiografia
oficial em lidar com o testemunho (seja ele individual ou coletivo) e com a fragmentação de recordações intermitentes e deslocadas, limitação esta que conclama uma outra via
discursiva: a ficção.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. Traducción Iraci Poleti. São Paulo: Boitempo, 2004.

SALAZAR, Gabriel. PINTO, Julio. Historia Contemporánea de Chile, tomo V. Santiago : Ediciones LOM, 1999.

SARLO, Beatriz. Tempo, passado. Cultura da memória e guinada subjetiva. BH.: YFMG e Cia das Letras, 2007

SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.). História, Memória, Literatura: o testemunho na Era das catástrofes. Campinas, SP: UNICAMP, 2003.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena