Descontrole, Sensores e o Atuador Interativo

  • Daniel Bíscaro Loureiro

Resumo

O avanço da tecnologia digital provoca um salto nas possibilidades cênicas,
incluindo-se aí o trabalho do atuador. A computação física e sensores adquiríveis a um
custo baixo e manipuláveis com computadores domésticos permitem criações cênicas ainda
distante de serem devidamente pensadas. Não se trata apenas de novos aparatos incluídos
na concepção cênica, mas na instauração de uma outra maneira de se pensar criativamente
levando-se em conta os recursos de interatividade. Isso permite um maior grau de
“descontrole” pelo atuador por colocar a seu encargo as operações de luz, som, vídeo,
máquinas de fumaça, etc. integradas a seus movimentos, sons e posicionamentos previstos, sem a necessidade de manipulação direta das ferramentas.

Referências

BANZI, Massimo. Getting Started with Arduino. California, EEUU: Make:Books, 2008.

McLUHAN, Eric e ZINGRONE, Frank (eds.). Essential McLuhan. Canadá: Basic Books, 1995.

SAVAZONI, Rodrigo e COHN, Sergio (orgs.). Cultura Digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue Editorial Ltda., 2009.

PICCON-VALLIN, Béatrice. Os novos desafios da imagem e do som para o ator. Em direção a um super-ator? Folhetim n. 21. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, jan-jun 2005, p. 6-21. (Les nouveaux défis de l’image et du son pour l’acteur. Vers um “super-acteur”?)

Referências Técnicas:

SOFTWARE:

- Max/MSP/Jitter

- Osculator

- Ableton Live

- Pure Data (freeware)

- Arduino (freeware)

- Processing (freeware)

HARDWARE:

- Wiimote controller

- Arduino

- Freeduino

- Korg nanoKontrol (para controle MIDI de som, luz e vídeo)

- Sensores de luz, temperatura, presença

- Webcams

- Projetores convencionais

- Interfaces dmx (para controle de luz)

- Interfaces de áudio multicanal como Presonus firestudio project, M-audio

profire 610

- Caixas de som ativas

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena