Retina - Improvisação entre linguagens na criação cênica em tempo real

  • Daniela Guimarães

Resumo

O artigo apresenta a Improvisação como um sistema aberto de criação cênica em
tempo real, pela descrição do processo artístico da Cia Ormeo (MG), montagem
“Retina” (2009). Sistema aberto como modo de pesquisar improvisação através da
criação de estratégias para ação na cena, sem determinações prévias de
composição e construção narrativa, pautado em descobertas corporais, espaciais,
temporais e sígnicas de sistemas complexos em interação - corpo e o ambiente
(espaço físico e imagens visuais). Como referências, estudos contemporâneos de
corpo (Morin, Damásio, Santaella, Santana), imagem (Aumont, Pareyson), Teoria
Geral dos Sistemas (Bunge, Vieira), semiose (Pierce) e nos estudos improvisacionais
partilhados com Paxton, Smith, Nelson e Duck, e das possibilidades do jogo (Spolin
e Ryngaert).

Referências

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993

CHAVES, Virgínia Maria Rocha. DANÇA: uma estratégia para elaboração e reelaboração do Corpo. Dissertação para obtenção de título de Mestre-PPGAC-UFBA, 2002

COHEN, Bonnie Bainbridge. Sensing, Feeling, and Action: The Experiential Anatomy of Body-Mind Centering. York: Paperback, 1994

DAMÁSIO, António. O Erro de Descartes. São Paulo: Companhia das Letras: 1996

__________________O Mistério da Consciência. São Paulo: Companhia das Letras: 2000

FUSARI e FERRAZ. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1993

GUATTARI Félix e DELEUZE Gilles. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1995

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: ATLAS, 1991

MATERNO, Ângela. O olho e a névoa. Considerações sobre a teoria do teatro. In: Sala Preta, São Paulo, Departamento de Artes Cênicas da ECA/ USP, 2002, p.178-188

MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematográfica. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990

MARTINS, Cleide. Improvisação Dança, Cognição. Tese de doutorado - Comunicação e Semiótica (PUC - SP), 2002

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2007

__________________O Método II: A vida da vida. São Paulo: Cortez, 1998

MÚLLER, Regina Pólo. Ritual, Schechner e Performance. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n.24, 2005, p.67-85

SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica? .1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1983

________________ Corpo e comunicação: sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2004

SANTANA, Ivani. Dança na Cultura Digital. Salvador: Editora da UFBA, 2006

SPOLIN, Viola. Improvisação Para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1992

____________ Jogos Teatrais na sala de aula. São Paulo: Perspectiva, 2007

VIEIRA, Jorge de Albuquerque. Teoria do conhecimento e arte: formas de conhecimento – arte e ciência a partir da complexidade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2006

Outras referências.

Do VALLE, Luisa Elena Leite Ribeiro e PINTO, Kátia Osternack. Mente e corpo Integração Multidisciplinar em Neuropsicologia. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2007

SANTANA Ivani e BASTOS Helena. Cadernos do Gipe-Cit-Grupo-Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão/Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade. Salvador:PPGAC, 2006

NELSON, Lisa. Before your. Contact Quarterly.New York, 2004

_____________Communication, and the sense f imagination - Lisa Nelson on her pretechnique of dance, the Tuning Scores.New York:Contact Quarterly, 2006

PAXTON, Steve. Improvisation is ... New York: Contact Quarterly, 1987

Site:

www.unioeste.br/travessias-Guerrero, Mara. O ato compositivo na improvisação em dança: uma relação entre hábitos e mudanças de hábitos. São Paulo, 2007

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena