A processualidade da Distância

  • Dora de Andrade Silva

Resumo

Durante os meses de dezembro de 2009 a março de 2010, o Projeto Distância
desenvolveu com jovens das comunidades do Morro do Palácio e do Preventório em Niterói,
RJ, um processo de criação no qual foram utilizadas várias linguagens como a dança, o
vídeo e a música na formulação de um objeto artístico realizado por partes que atuaram in
loco ou à distância. O presente trabalho pretende discutir as particularidades deste processo
colaborativo entendemos que a criação implicada nestes moldes determina novas
incorporações ao processo de colaboração e aos criadores. Ao contrário de se configurar
como barreira, a distância pode acarretar mudanças que produzem novos elementos para a
obra, assim como uma nova processualidade para o intérprete.

Referências

MCLUHAN, Marshall & FIORE, Quentin. The Medium is the Massage: An Inventory of Effects. New York: Bartan Books, 1967.

MIRANDA, Regina. Dança e Tecnologia. P.111-142. In: Lições de Dança 2 – Arnaldo Antunes [et al.]. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2000.

NAVAS, Cássia. A arte da dança na universidade pública contemporânea. In GT Pesquisa em Dança no Brasil, 2007, Reunião Científica, ABRACE, UFMG.

NAVAS, Cássia. Dança, estado de ruptura e inclusão. In Anais do IV congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas/ABRACE, Rio de Janeiro, ABRACE, 2006.

NAVAS, Cássia. Forma e função: desafios para companhias públicas do Brasil. Belo Horizonte: Palácio das Artes, p.1 - 6, 2006.

NAVAS, Cássia. Interdisciplinaridade e intradisciplinaridade em dança. In Seminários de Dança I – Historia em Movimento: biografias e registros em dança. Joinville, Festival de Dança, 2008.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena