O corpo re-apresentado pela memória

  • Elisabeth Silva Lopes

Resumo

A partir do espetáculo “Swimming to Spalding” de Liam Amaris com direção de
Richard Schechner, me proponho a analisar as relações entre as representações do
corpo – como o corpo, ações e imagens são recriadas pela memória. O espetáculo em
questão serve como fonte para discutir conceitos e procedimentos do ator-performer
recorrentes no teatro performativo, os quais transgridem as formas tradicionais de
representação colocando em tensão o jogo entre passado e presente. Falar em
performatividade remete a esta memória de imagens paradoxais que elevam o corpo do
ator de uma linha da tradição ao princípio da multiplicidade cultural, que faz do corpo
teatral um lugar de subjetividades.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó, Argos, 2009.

GRAY, Spalding. Swimming to Cambodia. New York, Theatre Communications group, 1975.

WEISS, Suzanne. Swimming to Cambodia: Spalding Gray. San Francisco,

Culturevulture.net, 2001.

ZIMONNAN, Jason. Spalding continues on an inspiration. New York, New York Times, 2009.

Outras fontes:

Espetáculo assistido: Swimming to Spalding, direção de Richard Schchner, texto e atuação de Liam Amaris. Here Theatre, New York, dezembro de 2009.

Entrevista concedida para a autora por Richard Schechner.

You Tube: ‘Swimming to Cambodia’.

DVD do espetáculo ‘Swimming to Spalding’.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena