Entre o Teatro Pós-Moderno e o Pós-Dramático

  • Ernesto Valença

Resumo

No livro O Teatro Pós-Dramático, Hans-Thies Lehmann propõe o uso do
termo pós-dramático para se referir ao mesmo universo teatral que há tempos vem
sendo chamado de pós-moderno. O que está em jogo na mudança de nomenclatura é
uma verdadeira mutação de todo um instrumental teórico, revelando facetas que já
existiam naquelas manifestações teatrais. Aspecto pouco abordado é que essa
mudança de paradigma também está diretamente ligada à argumentação de Lehmann
de como esse universo teatral pode ser entendido como uma expressão política de
teatro. O presente artigo aborda as implicações políticas que o abandono do termo pósmoderno – e a consequente adoção do termo pós-dramático - podem gerar para a
análise teatral, apoiando-se em especial na análise de Fredric Jameson sobre o Pós-
Modernismo.

Referências

JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo, A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio. São Paulo, Ática, 2000.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático. São Paulo, Cosacnaify, 2007.

_____. Escritura Política no Texto Teatral. São Paulo, Perspectiva, 2009.

PAVIS, Patrice. O Teatro no Cruzamento de Culturas. São Paulo, Perspectiva, 2008.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena