As trajetórias da dança afro americana: a contemporaneidade da Urban Bush Women Company

  • Fernando Marques Camargo Ferraz

Resumo

O artigo analisa as estratégias dos artistas da dança afro americana em seus
processos de criação. Toma como estudo de caso o espetáculo apresentado pela
Companhia Urban Bush Women em março de 2010, na capital paulistana. A pesquisa,
através de apontamentos históricos, intenta mostrar a diversidade desta expressão na
contemporaneidade, assim como, levantar questões sobre as ressonâncias destes arranjos
no cenário artístico brasileiro. São temas as formas pelas quais os coreógrafos concebem a
dinâmica entre tradição e criação, ou seja, como as particularidades de um vocabulário
corporal étnico são assimiladas, recriadas e experimentadas na dança contemporânea. A
partir das releituras deste universo corporal diaspórico, identificar elos entre atuação artística
e identidades sociais.

Referências

ALBRIGHT, Ann Coper. Choreographing Difference: the body and identity in Contemporary Dance. Middletown: University of Wesleyan, 1997.

BURT, Ramsay. Katherine Dunham’s floating island of negritude: the Katherine Dunham Dance Company in London and Paris in the late 1940’s and early 1950’s. In: CARTER, Alexandra. Rethinking Dance History: a reader. New York: Routledge, 2004.

DEFRANTZ, Thomas F. Dancing many drums: excavations in African American dance. Madison, University of Wisconsin Press, 2002.

GREEN, Richard C.. (Up)Staging the Primitive: Pearl Primus and “the Negro Problem” in American Dance. In: DEFRANTZ, Thomas F. Dancing many drums: excavations in African American dance. Madison, University of Wisconsin Press, 2002.

LOPES, Nei. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo, Selo Negro, 2004.

MANNING, Susan. Modern dance, negro dance: race in motion. Minneapolis: University of Minnesota, 2004

MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 5ed. São Paulo: Cortez, 2008.

RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2003.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: uma proposta pluricultural de dançaarte-educação. Salvador: EDUFBA, 2002.

Sites consultados:

http://www.urbanbushwomen.org/ (site oficial da Companhia, consultado entre maio e agosto de 2010)

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena