Janelas expressivas na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação: Cláudia Simas, artes visuais, lesionados múltiplos, abismos e rosas

  • Fernando Pinheiro Villar

Resumo

Dialogando com a temática central deste Congresso, este artigo busca uma primeira mirada sobre o trabalho da artista plástica, professora e pesquisadora Cláudia Gunzburger Simas dentro da Rede SARAH, em Brasília (DF). Simas atende pacientes com lesões múltiplas e é responsável pela reconstrução e ampliação da capacidade de comunicação dessas diferentes pessoas lesionadas, por meio do universo de recursos, elementos, técnicas e alternativas da linguagem das artes plásticas.

Referências

BARBOSA, Ana Mae e AMARAL, Lilian (orgs.), Interritorialidades: mídias, contextos e educação (São Paulo: Editora SENAC e Edições SESC SP, 2008).

BARBOSA, Ana Mae, “Interterritorialidade na Arte/Educação e na Arte”, in BARBOSA e AMARAL (2008), pp. 23-44.

CAMPOS DA PAZ JR., Aloysio, “Dicotomia”, www.sarah.br/prevenção/audiovisual, acessado em 07 de julho de 2010.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix, O que é a filosofia?, trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz (São Paulo: Editora 34, 1991).

SIMAS, Cláudia Gunzburger, “Janelas expressivas. O desenvolvimento da capacidade comunicativa em um indivíduo com afasia”, Dissertação de Mestrado em Arte, Universidade de Brasília, 2004.

_____. “Janelas expressivas”, in BARBOSA e AMARAL (2008), pp. 135-155

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena