Retomada teórica de um percurso de criação teatral proposto pelo Teatro da Vertigem

  • Guillaume Pinçon

Resumo

Retomarei neste texto o experimento da criação teatral proposta por Antônio Araújo e
Sergio Siviero na oficina que ministraram em Paris, em convite da associação ARTA.
Desenvolvendo uma descrição sintética, tratarei de ressaltar indícios da concepção estética
própria ao Teatro da Vertigem. Uma visão do teatro enquanto verdadeiro percurso em que os criadores atravessam territórios e mundos a favor de um espetáculo por vir, a despeito da ausência de uma idéia de resultado final cuja dinâmica consiste mais num duplo movimento contraditório entre de um lado a multiplicação de elementos dados e/ou criados e do outro a procura incessante das suas “reduções” num proposta cênica única e nesse sentido co-incidente.

Referências

ANDLER Daniel, FAGOT-LARGEAULT Anne, SAINT SERNIN Bertrand, Philosophie des sciences I et Philosophie des sciences II, Paris: Gallimard, 2002.

BERGSON Henri, L’Évolution créatrice, Paris : Presses universitaires de France, 2008.

COSTA José da, Teatro contemporâneo no Brasil: criações partilhadas e presença diferida, Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.

MERLEAU-PONTY Maurice, Fenomenologia da percepção, São Paulo: Martins Fontes, 1999

TACKELS Bruno, “Des Illuminations : entretien avec Antônio Araújo” in Mouvement, n°55, 2010 (também disponível em http://www.mouvement.net/ressources-214984-des-illuminations,

acessado em 3/10/2010).

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena