O palhaço de Folia de Reis e o diabo festivo na América Latina: r epresentatividade, teatralidade e religiosidade

  • Aressa Egly Rios da Silveira

Resumo

Analisa-se, dentro do universo simbólico e representativo do palhaço nas Folias de Reis brasileiras e nas festas de Reis do Peru (Bajada de Reyes) e Colômbia (Carnaval del Diablo), o que diz respeito à sua associação com a figura do diabo. Nessas festas o personagem do diabo está enraizado na cultura popular, reflete seu pensamento e é sua síntese, assume caráter festivo, sarcástico e transgressor, apresenta sagrado e profano como opostos complementares. É o diabo que inverte e subverte a ordem social, suas hierarquias e simbologia a ele atribuída pelo cristianismo. Analisa-se a figura do diabo festivo, sua performance, simbolismo, representatividade, teatralidade e sua capacidade de transformar e ressignificar manifestações, culturas e identidades, cumprindo um papel que é também social.

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. 6. ed. São Paulo: Ed. HUCITEC; Brasília: Ed. da Universidade de Brasília, 2008.

BARRIONUEVO, Afonsina. Nochebuena con negritos y pallitas. In:

Gente, n. 402 – 403. Lima, diciembre, 1981.

FRADE, Maria de Cáscia Nascimento. O Saber do Viver, redes sociais e transmissão do conhecimento. 1997. 255f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.

KOCH, Gisela Cánepa. Navidad y Bajada de Reyes. In: MILLONES, Luís; RODRÍGUES, José Villa (Ed.) Perú: El Legado de la História. Sevilla: Colleción América, 2001.

LÓPEZ, Javier Ocampo. Las fiestas y el folclor en Colombia. Bogotá: Panamericana Editorial, 2006.

TURNER, Victor. O Processo Ritual: estrutura e anti-estrutura. Petrópolis: Vozes, 1974.

Seção
Estudos da Performance