Não-eu: a busca incessante do performer por si mesmo

  • Daniel dos Santos Colin

Resumo

Este trabalho de caráter teórico-prático centra-se nos processos de criação do performer tendo o próprio corpo do artista como objeto de estudo. Inserido numa sociedade que dita padrões corporais através da mídia, o performer quer criticar a cultura do corpo utilizando princípios da Performance art na construção de uma obra artística. Utiliza as noções de “corpo canônico” e “corpo dissonante” como inspiração e investiga em que medida – e através de quais procedimentos – o performer consegue desconstruir/corrigir/transformar/reconstruir seu próprio corpo. Percebe a performance como uma arte híbrida, e, para tanto, utiliza-se de um grupo de pesquisa cuja interação entre teatro, artes plásticas e video art estruturam os processos criativos.

Referências

CABALLERO, Ileana Diéguez. Escenarios liminales: teatralidades, performances y política. Buenos Aires: Atuel, 2007.

FONTES, Malu. Os percursos do corpo na cultura contemporânea. In: COUTO, E. S.; GOELLNER, S. V. (orgs.). Corpos mutantes: ensaio sobre novas (d)eficiências corporais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007, p. 73-87.

GLUSBERG, Jorge. A arte da Performance. Trad. Renato Cohen. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2009.

GOLDENBERG, Mirian (org.). Nu & Vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2007.

LE BRETON, David. Adeus ao corpo: Antropologia e sociedade. Trad. Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 2003.

MALYSSE, S. Em busca de (H)alteres-ego: Olhares franceses nos bastidores da corpolatria carioca. In: GOLDENBERG, M. (org.). Nu & Vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 79-138.

MOMO, Mariangela.; CAMOZZATO, Viviane Castro. O inescapável consumo de si mesmo: pensando a fabricação dos sujeitos contemporâneos. In: COSTA, M. V. (org.). A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009, p. 38-40.

PERFORMANCE

BE_once. Performance artística apresentada na Usina do Gasômetro, em 26/03/2009 (mezanino) e em 26/03/2010 (hall de entrada). Direção: Daniel Colin. Performers: Daniel Colin, Guadalupe Casal, Ricardo Zigomático, Rodrigo Marquez, Tatiana Mielczarski e Vania

Tavares. Participação especial: Rossendo Rodrigues (2009) / Claudio Loimil (2010). Porto Alegre, 2009-2010.

VIDEOGRAFIA

NAVA, Jake. Single Ladies (Put a Ring on It). Com Beyoncé Knowles, Ashley Everett e Ebony Williams. EUA, 2008.

Seção
Estudos da Performance