Arte, Ciência e Formação de Atores: Atritos e Interferências

  • Daniel Reis Plá

Resumo

Com o crescimento do número de artistas que têm vinculado suas atividades a
academia, a discussão acerca do lugar da arte dentro da universidade assume importância
crescente. Minha opção nesse texto é explorar a região de contato entre essas àreas,
especialmente no que tange ao mito da objetividade e à pesquisa em teatro. Para tanto me
apoiarei no texto “Imagens sem objeto”, de Olgária Matos, bem como no diálogo intercultural proposto por Wallace e Varela entre budismo, meditação e ciência. Meu objetivo é levantar questões sobre a produção de conhecimento no âmbito da investigação teatral, e o processo de sua transmissão no âmbito da formação acadêmica de novos artistas da cena, temática abordada na investigação que venho conduzindo atualmente.

Referências

DURAND, Gilbert. “A vitória dos Iconoclastas” In: _____. O Imaginário: Ensaio Acerca das Ciências e da Filosofia. Tradução de René Eve Levié. Rio de Janeiro: Ed. Difel, 2001.

MATOS, Olgária. “Imagens sem Objeto” In: Vários Autores. Rede imaginária: televisão e democracia. 2ª ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1999, pp. 15-37.

WALLACE, Alan B, HODEL, Brian. Embracing Mind: The common ground of science & spirituality. Boston: Ed. Shambhala, 2008.

VARELA, Francisco; THOMPSON, Evan; ROSH, Eleanor. A Mente Incorporada: Ciências Cognitivas e Experiência Humana. Trad. De Maria Rita Secco Hofmeister. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Seção
Estudos da Performance