Drama social e o rio de Muane

  • Denise Zenicola

Resumo

A proposta do artigo é estender um olhar sobre a arte performativa de duas cenas
do espetáculo de Dança Teatro, O Rio de Muane. Nestas, percebe-se a presença das
noções de performance e drama na ação e corpo do ator, em sua relação cinestésica e
teatral. O espetáculo apresenta performances do cotidiano urbano, do povo que ocupava as
ruas do Rio de Janeiro, no século XIX, onde circulavam escravos de ganho, tigres,
lavadeiras, marinheiros... Homens e mulheres que nos seus afazeres diários construíram,
com formas diversas e espetaculares, a cultura da cidade do Rio de Janeiro. Escravos de
diversas etnias que apresentam narrativas culturais e atos próprios de transmissão. O Rio de
Muane faz parte do Projeto de pesquisa e extensão Tear-te, financiamento FAPERJ, no
período 2008 a 2009.

Referências

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. Vida privada e ordem privada no Império In: História da vida privada no Brasil II: Império: a corte e a modernidade nacional, São Paulo: Cia das Letras, 1997.

BAPTISTA, Luis Antonio. A cidade dos Sábios. São Paulo: Summus, 1999.

BROOK, Peter. O Espaço Vazio: O Teatro Hoje. Rio de Janeiro: Vozes, 1970.

GRAHAM, Sandra Lauderdale. House and street. The domestic world of servents and masters in nineteenth-century- Rio de Janeiro. New York: Cambridge University Press, 1988.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies: an introduction. London and New York: Routledge, 2002.

TURNER, Victor. The Anthropology of performance. New York: PAJ Publications, 1987.

VERGER, Pierre. Notas sobre o culto aos orixás e voduns. São Paulo: 2ª ed., EDUSP, 2000.

Seção
Estudos da Performance