As Relações de Gênero nas Performances de Danças Tradicionalistas Riograndenses

  • Gisela Reis Biancalana

Resumo

Este estudo realizou uma imersão em segmentos da cultura sulriograndense, em
particular, nos Centros de Tradição Gaúcha (CTGs), instituições ligadas ao Movimento
Tradicionalista Gaúcho (MTG) focando, especialmente, as performances de danças
tradicionalistas. A partir desse contexto sociocultural, fez-se uma análise do movimento nessas danças, que foram a fonte temática para uma reflexão sobre as relações de gênero que se estabelecem pela via das performances estudadas. O contato com os focos da investigação iniciou-se pela observação participativa em pesquisa de campo. A contribuição deste estudo residiu no olhar lançado às performances sob a perspectiva das relações de gênero reforçadas pelas diferenças na movimentação destinada aos sexos masculino e feminino.

Referências

BARBA, E.. A Canoa de Papel. São Paulo: Hucitec, 1994.

BARBOSA LESSA; PAIXÃO CÔRTES. Danças e Andanças da Tradição Gaúcha. RS: Garatuja, 1975, p. 103.

BARBOZA, M. C.. Aspectos de Folclore Tradição Cultura do Rio Grande do Sul. Passo Fundo: Pe. Berthier, 1996, p. 28.

FAGUNDES, A. A.. Curso de Tradicionalismo Gaúcho. Porto Alegre: Martins Livreiro-Editor, 1995.

GOLIN, Tau. Por Baixo do Poncho. RS: Tchê, 1987.

LABAN, R.. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.

MEYER, D. E.. Do Poder do Gênero: uma articulação teórico-analítica. In: Gênero & Saúde (orgs.Marta Júlia Marques e outros), Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

PAIXÃO CÔRTES; BARBOSA LESSA. Manual de Danças Gaúchas. SP e RJ: Irmãos Vitale, 1955.

PAIXÃO CÔRTES. Danças Tradicionais Riograndenses – Achegas. Passo Fundo: Pe. Berthier, 1994.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. In: Educação & Realidade. Porto Alegre: UFRGS, v. 16, nº 2, 1990.

SCHECHNER, R.. O que é Performance (trad. Dandara). In: O Percevejo, ano 11, n 12, UNIRIO, 2003.

Seção
Estudos da Performance