Experiências de criação de dramaturgias do ator

  • Inês Alcaraz Marocco

Resumo

Trata-se de uma pesquisa prática realizada desde 2001 que se utiliza de elementos
da cultura gaúcha como instrumental para o trabalho do ator. Um sistema de treinamento foi criado e desde então a cada três anos um grupo de alunos é instrumentalizado com este
alfabeto composto de nove partituras. A partir deste instrumental básico o aluno adquire uma presença física e também um material de trabalho para a construção de dramaturgias. No sentido de verticalizar a pesquisa, continuamos a trabalhar juntos na construção de
dramaturgias do ator, buscando novas formas e conteúdos de expressão para falar do nosso tempo.

Referências

ASSMANN, Hugo. 2004. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis (RJ):Vozes,.

BARBA, Eugenio e SAVARESE,Nicola. 1985.Anatomie de L’Acteur. Un dictionnaire d’Anthropologie Théâtrale.Cazilhac (FR)/Roma/Holstebro(Dinamarca): Bouffonneries Contrastes/Zeami Libri/ International School of Theatre Anthropology .

CAPRA, Fritjof e outros. Michael K.Stone e Zenobia Barlow (orgs.) Alfabetização ecológica. A educação das crianças para um mundo sustentável.São Paulo: Cultrix, 2007.

MAROCCO, Inês Alcaraz; NINOW, Carina; VIEIRA Felipe; BERNARDI, Lesley; SILVEIRA, Maico e MANTOVANI, Mariana. 2005.Um Sistema de treinamento e sua transmissão.In: Revista Cena n° 4, Departamento de Arte Dramática/UFRGS.

MASGRAU,Lluis. La dramaturgie de l'acteur à l'Odin Teatret. In: Degrés.Revue de Synthèse à l'orientation sémiologique..La dramaturgie de l'actrice.ano 27 n° 97-98-99.printemps-étéautomne 1999

Seção
Estudos da Performance