A performance do corpo brincante

  • Juliana Bittencourt Manhães

Resumo

Este trabalho defende a importância do corpo brincante presente nas festividades
e manifestações populares e suas articulações com o jogo, o ritual e a brincadeira, através
de uma movimentação fluida e espontânea, com uma percussão que dita o ritmo do pé no
chão. Falamos de um corpo que se comunica a partir da sua gestualidade, presente na sua
memória afetiva e no seu cotidiano.

Referências

BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução de Antonio Carlos Viana. Porto Alegre: L&PM, 1987.

LIGIÉRO, Zeca. Performances procissionais afro-brasileiras. In: O Percevejo: Revista de Teatro, crítica e estética, Rio de Janeiro: Unirio, a. 11, n. 12, p.84-98, 2003.

________. O conceito de “motrizes culturas” aplicado às práticas performativas de origens africanas na diáspora africana. Belo-Horizonte: Abrace, 2008.

________. Artes do corpo: desenhando um espaço sagrado. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio (org.). Representações Performáticas Brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Maza Edições, 2007.

MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do movimento. Rio de Janeiro: Ed. 7 Letras, 2008.

MOMMENSOHN, Maria & PETRELLA, Paulo. Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento. São Paulo: Summus, 2006.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Bailarino–pesquisador–intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.

SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. London and New York: Routledge, 2002.

________. O que é performance?. In: O Percevejo: Revista de Teatro, crítica e estética, Rio de Janeiro: Unirio, a. 11, n. 12, p. 25-50, 2003.

VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Edições Siciliano, 1990.

Seção
Estudos da Performance