Técnicas corporais, disciplinas e pre-expressividade

  • Marianna F.M. Monteiro

Resumo

Nessa comunicação, vou confrontar os conceitos “técnica corporal”, de “disciplina”
e de “pré-expressividade” e iniciar um investigação sobre os pontos de aproximação e
distância entre os três autores que operam esses conceitos: Marcel Mauss, Michel Foucault
e Eugenio Barba. Partirei das análises mobilizadas por eles, de forma a situar a discussão
teatral no interior da experiência social.

Referências

BARBA, Eugenio. Além das Ilhas Flutuantes. São Paulo/ Campinas : Ucitec/ editora da Unicamp, 1991.

BARBA, Eugênio. A Canoa de Papel, Tratado de Antropologia Teatral. São Paulo/ Campinas: Hucitec/ Ed. da Unicamp, s/d

BARBA, Eugenio. e SAVARESE, Nicola , A Arte Secreta do Ator Campinas/ São Paulo: Editora da Unicamp/Hucitec, 1995.

FOUCAULT, Michel. Historia da Sexualidade- a Vontade de Saber. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. Surveiller et Punir. Paris: Gallimard,1975.

GREINER, Christine e AMORIM, Claudia (0rgs.) Leituras da Morte. São Paulo: Annablume, 2007.

MAUSS, Marcel. Sociologie et Antropologie. Paris: Presse Universitaires de France, 1950.

TURNER, Victor. O Processo Ritual, Estrutura e Anti-Estrutura. Petrópolis: Vozes, 1974.

Seção
Estudos da Performance