Performance da plenitude e Performance da ausência
Resumo
A vida/obra do encenador paraense Luís Otávio Barata é objeto de estudoetnográfico sobre os processos que denominamos performance da plenitude e performance
da ausência. A performance da plenitude diz respeito a sua atuação política no contexto
sociocultural de Belém; que inclui seu protagonismo em movimentos como o que gerou a
fundação do Teatro Experimental Waldemar Henrique e a criação de políticas culturais, junto
ao Teatro Cena Aberta, nas décadas de 1970/80. Já a performance da ausência, diz respeito ao período de sua reclusão em São Paulo; um jogo intencionalmente engajado, porém, sem estabelecer qualquer compromisso objetivo com a própria experiência, que se entende aqui como o jogo cotidiano (SCHECHNER, 2002), a experiência de maior maturidade de um artista, o que Said (2009) denomina “estilo tardio”, uma performance que se dá em exílio – ausência – numa sobrevivência além do aceitável, entre o presente e o que foi deixado para trás.
Referências
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