Performance da plenitude e Performance da ausência

  • Michele Campos de Miranda

Resumo

A vida/obra do encenador paraense Luís Otávio Barata é objeto de estudo
etnográfico sobre os processos que denominamos performance da plenitude e performance
da ausência. A performance da plenitude diz respeito a sua atuação política no contexto
sociocultural de Belém; que inclui seu protagonismo em movimentos como o que gerou a
fundação do Teatro Experimental Waldemar Henrique e a criação de políticas culturais, junto
ao Teatro Cena Aberta, nas décadas de 1970/80. Já a performance da ausência, diz respeito ao período de sua reclusão em São Paulo; um jogo intencionalmente engajado, porém, sem estabelecer qualquer compromisso objetivo com a própria experiência, que se entende aqui como o jogo cotidiano (SCHECHNER, 2002), a experiência de maior maturidade de um artista, o que Said (2009) denomina “estilo tardio”, uma performance que se dá em exílio – ausência – numa sobrevivência além do aceitável, entre o presente e o que foi deixado para trás.

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2007.

LIGIÉRO, Zeca. O conceito de “motrizes culturais” aplicado às práticas performativas Afro-Brasileiras. Rio de Janeiro, 2008. (no prelo)

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

________. A genealogia da moral. São Paulo: Ed. Escala, 2007.

OLSEN, Mark. As máscaras mutáveis do Buda dourado. São Paulo: Perspectiva, 2004.

SAID, Edward. Estilo tardio. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

SCHECHNER, Richard. Performance theory. New York, London: Routledge.[1977],1988.

________. O que é performance. O Percevejo, Rio de Janeiro, ano 11, n. 12, p. 25-50, 2003.

________. Performance Studies. New York, London: Routledge, 2002.

SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

Seção
Estudos da Performance