O Espaço de ensaio como "Lugar Teatral"

  • Rogério Santos de Oliveira

Resumo

Neste artigo, vamos pensar o espaço do ensaio como o “lugar” da construção do
objeto teatral. Para tanto, tomamos emprestada a noção de “lugar” utilizada por Santos
(2002, p. 322) para construir a nossa de “lugar teatral”. O “lugar teatral” se constitui, num
determinado espaço, a partir das “relações criativas” que são travadas durante o processo
de ensaio de um acontecimento teatral. É nesse momento do processo de ensaio que os
artistas envolvidos na construção de um espetáculo vão experimentar e/ou realizar seus
“processos criativos” em conjunto com os demais artistas, também envolvidos no mesmo
processo, e que também estarão gerando processos criativos próprios. É dessa experiência
coletiva, durante o processo de ensaio que se constrói a “ponte” entre os diversos estados
internos e o entorno imediato, conformando assim o “lugar teatral”. E dessas experiências
criativas, tanto no seu sentido formal como de experiência pura, é que se constrói a forma
que se vai se processando até se transformar na representação final.

Referências

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro, José Olympio, 1962.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. São Paulo, Editora EDUSP, 2002.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix (2000 b). Rizoma, Introdución. España: Éditions de Minuit.

FISCHER-LICHTE, Erika (1999). Semiótica del Teatro. España: Arco/Libros, S.L. GROTOWSKI, Jerzy (1993). “Textos” in REVISTA MÁSCARA. Año 3, Nº 11-12. México, Escenologia A. C. 1.

Seção
Estudos da Performance