Performances “fabricadas” em Helvécia: rito de permanência, práticas ancestres e pedagogias de sustentação

  • Valdir Nunes dos Santos

Resumo

O estudo ocupa-se em saber quais Pedagogias dão corpo e sustentação ao
caráter de permanência inerente às performances “fabricadas” em Helvécia. Para isso,
indaga-se sobre a situação de dominação cultural e econômica imposta aos negros
trabalhadores desde o início do processo de formação da Colônia Leopoldina e
historicamente continuada pelos projetos monoculturais. Como âncora teórica, o estudo
elege o conceito de cultura defendido por GEERTZ, a relação opressor X oprimido em
FREIRE; a idéia de duplicidade do movimento SCHECHNNER; a forma-força na movência
da oralidade ZUMTHOR; e para além do eucalipto em KOOPMANS, uma reflexão sobre o
deserto verde; nesse ínterim, dialoga-se com as cenas espetaculares em PRADIER, uma
tentativa teórica da etnocenologia.

Referências

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Seção
Estudos da Performance