Experiências do ator negro no Teatro de Grupo: Poéticas e Identidades

  • Adriana Patrícia dos Santos

Resumo

Este artigo refere-se à minha pesquisa de mestrado a qual tem como objetivo
realizar um estudo sobre os processos de criação e a especificidade no trabalho do ator
negro nos coletivos teatrais contemporâneos no Brasil. Foram abordadas experiências de
alguns atores negros no contexto do Teatro de Grupo. O propósito foi levantar
questionamentos sobre aspectos identitários da negritude veiculados a partir das práticas
teatrais. Para isso este estudo buscou uma compreensão das fronteiras entre identidade
cultural e processos/procedimentos de criação do ator; procurando perceber como se dá a
relação de técnicas e princípios do trabalho do ator em confronto com a cultura e identidade.

Referências

ABAD, Angeles. La identidade Canaria em El arte. Gobierno de Canárias. Centro de La cultura popular Canaria. Canária, 2001.

MARTINS, Leda Maria. A cena em Sombras. São Paulo: Perspectiva, 1995.

MENDES, Miriam Garcia Mendes. O negro e o teatro brasileiro (entre 1889 e 1982). São Paulo: Hucitec, 1993.

Seção
História das Artes e do Espetáculo