Entre praças e teatros: espaços do teatro de animação no Rio de Janeiro oitocentista

  • Ana Paula Brasil de Matos Guedes

Resumo

O artigo aborda os aspectos formais e estéticos do teatro de animação, bem como as relações com a cidade do Rio de Janeiro no que se refere aos contextos sóciopolítico e espacial-geográfico do gênero teatral em questão, considerando teatro de animação como qualquer espetáculo performático no qual formas plásticas e visuais são animadas. Dando ênfase ao estudo de caso do Theatro João Minhoca com atenção ao período que vai da transição entre Monarquia e República e a posterior transformação urbanística que provocou a mudança dos espaços de convergência cultural na cidade. À luz da História Cultural considera a história do teatro de formas animadas no Rio de Janeiro como parte fundamental da história do teatro na cidade.

Referências

BERTHOLD, M. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.

CHARTIER, R. A História cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro, Editora Bertrad Brasil S/A, 1990.

CHESNAIS, J. Histoire général des marionnettes. Paris: Éditions d’Aujourd’hui, 1980.

JOÃO DO RIO. O fim de um Símbolo. In: Vida Vertiginosa. Paris: Editora H. Garnier, 1911.

LUIS EDMUNDO. O Brasil no tempo dos Vice-Reis V. II. Rio de Janeiro: Ed. Conquista, 1956.

FREIRE, S. O fim de um símbolo – Theatro João Minhoca – Companhia Authomatica. Rio de Janeiro: Achiamé, 2000.

LIMA, E. F. W. Arquitetura do Espetáculo: teatros e cinemas na formação da Praça Tiradentes e da Cinelândia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000.

MORAES FILHO, J. A. M. Festas e tradições Populares do Brasil, 1901. In: http://www.jangadabrasil.com.br

MOURA, C. F. Teatro a Bordo de Naus Portuguesas – nos séculos XV, XVI, XVII e XVIII. Rio de Janeiro: Instituto Luso-Brasileiro de História – Liceu Literário Português, 2000.

DICIONÁRIO DO TEATRO BRASILEIRO: TEMAS, FORMAS E CONCEITOS (orgs.) J. Ginsburg, João Roberto Faria, Mariângela Alves de Lima. - São Paulo: Perspectiva: SESC São Paulo, 2006.

MOIN-MOIN – Revista de Estudos sobre Teatro de Animação. Jaraguá do Sul/SC: UDESC e Sociedade Cultural Artística – SCAR.

Seção
História das Artes e do Espetáculo