O teatro como estratégia educativa: amadores, associações e companhias dramáticas em Ouro Preto (1850-1860)

  • Carolina Mafra de Sá

Resumo

Este artigo apresenta resultados da dissertação que investigou o papel educativo do teatro
em Ouro Preto/MG, na década de 1850. Procuramos compreender a diversidade de
pensamentos entre os homens da elite intelectual e dirigente ouro-pretana, em relação à
função do teatro na sociedade e aos significados do edifício teatral. Analisamos as
motivações que levaram a investir nos espetáculos. Qual seria a importância atribuída a tais
apresentações e de que maneira a noção de um caráter pedagógico do teatro foi
apropriada? Para tanto, utilizamos jornais do período e a documentação oficial da província
mineira mantida pelo Arquivo Público Mineiro. Identificamos que os grupos envolvidos com a
arte dramática em Ouro Preto tinham opiniões diversificadas em relação ao significado
atribuído ao teatro.

Referências

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• O Bom Senso (1853-1856).

• O Conciliador (1851).

Documentos do Arquivo Público Mineiro: fundo da “Presidência de Província”, série “Correspondências Recebidas”.

Seção
História das Artes e do Espetáculo