Teatro Popular Nacional: o projeto de descentralização de Ruth Escobar

  • Eder Sumariva Rodrigues

Resumo

A persona Ruth Escobar foi responsável por promover e fomentar importantes projetos
teatrais para o desenvolvimento da cena brasileira. Sua trajetória no Teatro Brasileiro foi
marcada por sua posição renovadora dos procedimentos cênicos e pode ser relacionada
com a radicalização de todos os elementos que caracterizam o fazer teatral. Dentre os
significativos projetos idealizados pela produtora, destaca-se a criação do Teatro Popular
Nacional (TPN) que tinha como objetivo levar a arte teatral em cima de um ônibus
aproximando-se das ideias de alguns encenadores franceses e do movimento norteamericano Little Theatres.

Referências

COSTA. Iná Camargo. Panorama do rio vermelho: ensaios sobre o teatro americano moderno. São Paulo: Nankin, 2001.

ESCOBAR, Ruth. Maria Ruth. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987.

ESCOBAR, Ruth. Maria Ruth: uma autobiografia. 2. ed. São Paulo: ARX, 2003.

FERNANDES, Rofran. Teatro Ruth Escobar: 20 anos de resistência. São Paulo: Global Editora, 1985.

MAGALDI, Sábato; VARGAS, Maria Thereza. Cem anos de teatro em São Paulo (1875-1974). São Paulo: Ed. SENAC, 2000.

RODRIGUES, Eder Sumariva. O TBC e a influência do movimento norte-americano Litlle Theatres na formação de companhias no Brasil. In: Estudos Teatrais – GT Histórias das Artes do Espetáculo. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2009.

ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

Seção
História das Artes e do Espetáculo