A Biomecânica Teatral de Meyerhold : busca de uma tradição teatral e seus reflexos nos dias de hoje

  • Erico José Souza de Oliveira

Resumo

Vsevolod Meyerhold (1874-1940), em busca de um “teatro de convenção”, traçou um paralelo entre sua pesquisa teórico-prática e as antigas formas teatrais. Para ele, essas “tradições teatrais” serviriam como fonte para a criação de um teatro do futuro. De sua intensa investida nesta direção, Meyerhold chega à criação da Biomecânica Teatral, um sistema que, segundo o próprio encenador, deriva de elementos da commédia dell’arte, do circo e do teatro oriental. Conforme Genadi Bogdanov (ator, diretor e pedagogo russo), a Biomecânica Teatral é também uma tradição teatral, pois possui uma sistemática de transmissão exclusivamente prática e oral. Mas, o que seria exatamente uma tradição teatral? E como esse pensamento e essa herança meyerholdiana pode dialogar com o teatro brasileiro de hoje?Vsevolod Meyerhold (1874-1940), em busca de um “teatro de convenção”, traçouum paralelo entre sua pesquisa teórico-prática e as antigas formas teatrais. Para ele, essas“tradições teatrais” serviriam como fonte para a criação de um teatro do futuro. De suaintensa investida nesta direção, Meyerhold chega à criação da Biomecânica Teatral, umsistema que, segundo o próprio encenador, deriva de elementos da commédia dell’arte, docirco e do teatro oriental. Conforme Genadi Bogdanov (ator, diretor e pedagogo russo), aBiomecânica Teatral é também uma tradição teatral, pois possui uma sistemática detransmissão exclusivamente prática e oral. Mas, o que seria exatamente uma tradiçãoteatral? E como esse pensamento e essa herança meyerholdiana pode dialogar com oteatro brasileiro de hoje?

Referências

BABLET, Denis. Les révolutions scéniques du XXème siècle.

Paris : XXème siècle, 1975.

BONFITTO, Matteo. O ator-compositor: as ações físicas como eixo: de Stanislavski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2002.

DUPONT, Florence. Aristote ou le vampire du théâtre Occidental.

Paris : Éditions Flammarion, 2007.

PICON-VALLIN, Béatrice. A arte do teatro entre tradição e vanguarda:

Meyerhold e a cena contemporânea. Org. Fátima Saad. Trad. Fátima Saad, et al. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto: Letra e Imagem, 2006.

_____. Meyerhold. Paris: CNRS Éditions, 2004.

VEINSTEIN, André. Aparecimento recente ou remoto da encenação.

In: REDONDO JÚNIOR. O teatro e sua estética. Lisboa: Editora Arcádia, 1964.

Seção
História das Artes e do Espetáculo