Reportagens de um tempo mau: Barrela e Navalha na carne na cena teatral de Salvador (BA) em 2006

  • Gessé Almeida Araújo

Resumo

Neste artigo promovo uma análise de duas recentes encenações de textos de
Plínio Marcos produzidas em Salvador (BA): Navalha na Carne, da Cia. de Teatro Gente-defora-vem e Barrela, da Cia. de Teatro Gente, ambas de 2006. Investigo os interesses sociais das encenações, bem como a pertinência dos textos escritos há mais de 40 anos, refletindo sobre a realidade brasileira a partir do tema da violência urbana, latente em ambas as obras. Promovo paralelos entre: as montagens de textos do “autor maldito” no contexto da cidade de Salvador-BA; a relevância das referidas obras dramatúrgicas/montagens na cena teatral local; aspectos das encenações sob a luz das teorias contemporâneas do teatro e sua validade nos dias de hoje.

Referências

COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2006.

FERNANDES, Sílvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, FAPESB, 2010.

FERRARI, Juliana. Depoimento ao autor em 21 de abril de 2009. Salvador-BA, 2009.

GUINSBURG, Jacó, FARIA, João Roberto, LIMA, Mariângela Alves de. Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva: SESC São Paulo, 2006.

MARCOS, Plínio. Plínio Marcos: Melhor Teatro. São Paulo: Global Editora, 2003.

MARREIRO, Nathan. Depoimento ao autor em 29 de abril de 2009. Salvador-BA, 2009.

MENDES, Osvaldo. Bendito Maldito: Uma biografia de Plínio Marcos. São Paulo: Editora Leya, 2009.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. Tradução: Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução sob a direção de: J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2005.

RAMOS, Luiz Fernando. Por uma teoria contemporânea do espetáculo: mimesis e desempenho espetacular. IN: WERNECK, Maria Helena; BRILHANTE, Maria João (Org.). Texto e imagem: estudos de teatro. Rio de janeiro: 7 Letras, 2009.

ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

Seção
História das Artes e do Espetáculo