Um certo olhar sobre a pré-encenação

  • Gláucio Machado Santos

Resumo

Esta comunicação apresenta características e práticas relativas a procedimentos
para montagens de antigos eventos cênicos concernentes aos Mistérios de Abidos (Egito –
3.000 a.C.) e às Grandes Dionisíacas (Grécia – 600 a.C.). Tal investigação encontra-se em
andamento e tem como principal objetivo a composição de conteúdos específicos no campo
da história do espetáculo. O trabalho pretende preencher uma notável lacuna dentre as
publicações na área de teatro em língua portuguesa ao dedicar-se particularmente a
fornecer subsídios pedagógicos para o ensino de direção teatral de modo a permitir que
alunos-encenadores percebam diferentes percursos de construção de cenas a fim de criar
os seus próprios caminhos e reconhecer aspectos acerca dos primórdios de seu ofício.

Referências

ARAÚJO, Nelson de. História do teatro. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 1991.

ASHBY, Muata. Theater and drama of the ancient Egyptian mysteries. Miami: Sema Institute, 2002.

BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. trad. de Maria Paula Zurawsdi, J. Guinsburg, Sergio Coelho e Clóvis Garcia. São Paulo: Perspectiva, 2001.

CANFIELD, Curtis. The craft of play directing. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1963.

CHRISTOUT, Marie-Françoise (org.). Jouvet, Dullin, Baty, Pitöeff, Le Cartel. Paris: Bibliothèque Nationale, 1987. (catálogo de exposição, 20 nov. 1987 – 30 jan. 1988, Galerie Mansart).

COHEN, Robert e HARROP, John. Creative Play Direction. Englewood Cliffs/USA: Prentice-Hall, 1974.

DEAN, Alexander. Fundamentals of play directing. New York: Farrar & Rinehart, 1941.

______ e CARRA, Lawrence. Fundamentals of play directing. 5ª ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1988.

DRIOTON, Étienne. Nouveaux fragments du théâtre égyptien. Cairo: Revue du Caire, 1948.

______. Le théâtre dans l' ancienne Egypte. Revue d'histoire du théâtre. Paris: Paris, 1954a.

______. La question du théâtre égyptien. Comptes-rendus des séances de l' Académie des inscriptions et belles-lettres. Paris: Académie des Inscriptions et Belles-lettres, 1954b.

GASSNER, John. Mestres do teatro. vol. I. trad. de Alberto Guzik e J. Guinsburg. São Paulo: Pespectiva/EDUSP, 1974.

GILLAM, Robyn. Performance and drama in ancient Egypt. London: Gerald Duckworth & Co, 2006.

MAGALDI, Sábato. Teatro sempre. São Paulo: Perspectiva, 2006.

MORETTI, Jean-Charles. Théâtre et société dans la Grèce antique: une archéologie des pratiques théâtrales. Paris: Librairie Générale Française, 2001.

MOUSSINAC, Léon. História do Teatro: das origens aos nossos dias. trad. de Mário Jacques. Amadora/Portugal: Bertrand, 1957.

O´CONNOR, David B. Abydos: Egypt´s first pharaohs and the cult of Osiris. London: Thames & Hudson, 2009.

PICON-VALLIN, Béatrice. La mise en scène: un art européen. Théâtre Aujourd´hui: L´Ère de la mise en scène. Paris, CNPD, nº 10, p. 30-37, 2005.

STAUB, August W. Creating theatre. New York: Harper & Row, 1973.

VEINSTEIN, André. La mise en scène théâtrale et sa condition esthétique. Paris: Flammarion, 1955.

Seção
História das Artes e do Espetáculo