A cena surge do som: o elemento sonoro como condutor do processo criativo da montagem Prazer Algum

  • Morgana Fernandes Martins

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o relato do processo de construção teatral da
montagem Prazer Algum, realizada por alunos de graduação e mestrado em Teatro da
UDESC. O processo desse trabalho realizou-se durante o segundo semestre deste ano e o
relato enquanto diretora e compositora de seu repertório sonoro. Por meio desse processo
coloco em prática os estudos teóricos que venho elaborando sobre repertório sonoro da cena teatral enquanto dissertação. Neste processo são as possibilidades dos detalhes sonoros que induzem as ações dos atores, assim como influenciam na representação do texto dramático trabalhado por eles. Um trabalho onde o jogo entre a dramaturgia textual e a criação dos atores acontece apoiando-se no elemento sonoro como ferramenta de experimentação cênica.

Referências

CAMARGO, Roberto Gill. Som e cena. Sorocaba – SP: TCM-Comunicações, 2001.

MARTINS, Morgana Fernandes. Música para ver, teatro para ouvir: quando o repertório sonoro se torna a dramaturgia da cena. Monografia (graduação em Artes Cênicas) – Curso de Habilitação em Artes Cênicas, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2007.

PAVIS, Patrice. Análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. Trad. Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo – SP. Perspectiva, 2005.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Trad. J. Guinsburg e Maria Lúcia Pererira. São Paulo – SP. Perspectiva, 1999.

TRAGTENBERG, Lívio. Música de cena: dramaturgia sonora. São Paulo – SP. Ed. Perspectiva: FAPESP, 1999.

Seção
História das Artes e do Espetáculo