Programas de Teatro: traços de uma experiência criativa

  • Walter Lima Torres Neto

Resumo

Esta comunicação expõe conclusões parciais acerca de nossa pesquisa, cujo objetivo é o de estudar o discurso dos agentes criativos da cena teatral, onde possam se expressar para além do espetáculo. Nos dedicamos, especificamente, ao discurso dos agentes criativos da cena teatral, cujo teor de suas idéias são vinculados nos programas dos espetáculos, projetos de montagem, material publicitário etc. Nesta comunicação problematizamos a condição do próprio programa de teatro como objeto de estudo, traçando uma breve perspectiva da situação do próprio programa no contexto de nossa cultura e prática teatral no ocidente. E propomos algumas questões sobre a função do programa na dinâmica que envolve os agentes criativos e a coletividade que se beneficia dessa produção simbólica

Referências

CORVIN, Michel (org.). Dictionnaire Encyclopédique du Théâtre. Paris: Larrousse-Bordas, 1998.

DAVID, Gilbert. Théatres au programme: panorama des programmes de théâtre de langue française à Montréal aux XXème siècle. Montreal: CETUQ / BN Québec, 2002.

GENETTE, Gérard . Seuils. Paris: Editions du Seuil, 1987.

GENETTE, Gérard. Palimpseste. Paris: Editions du Seuil, 1982.

HARTNOLL, Phyllis (Ed.). The Oxford companion to the theatre. Oxford: Oxford University Press, 1983.

MASSA, Clóvis. O paratexto teatral. In: Cena, ano 4, n. 4, UFRGS/Instituto de Artes/Departamento de Arte Dramática, p. 15-26, ago. 2005.

PAVIS, Patrice. Dictionnaire du Théatre. Paris: Dunod, 1996.

POUGIN, Arthur. Dicctionnaire du Théâtre (Les Introuvables. Reedição do original de 1885). Paris: Editions d’Aujourd’hui, 1985.

SOUSA BASTOS, Antonio de. Dicionário do Teatro Português (1ª edição fac-similada conforme a edição de 1908). Lisboa: Arquimedes Livros, 2006.

Seção
História das Artes e do Espetáculo