Teatro, Educação e Conhecimento: perspectivas epistemológicas

  • Adilson Florentino

Resumo

O objetivo principal deste trabalho investigativo é o de levantar a reflexão das
relações estabelecidas no cerne das considerações epistemológicas existentes no campo
do ensino de teatro. O eixo analítico em questão problematiza o locus epistemológico no
qual se inscreve o campo de articulação entre o Teatro e a Educação e reavalia as
condições de possibilidade de autonomia estatutária do ensino de teatro e seu processo de
prática social de conhecimento.

Referências

DE MARINIS, Marco. Comprender el teatro: lineamientos de una nueva teatrología. Buenos Aires: Galerna, 1997.

DE MARINIS, Marco. En busca Del actor y Del espectador. Comprender El teatro II. Buenos Aires: Galerna, 2005.

FÉRAL, Josette. Teatro, teoría y práctica: más Allá de las fronteras. Buenos Aires: Galerna, 2004.

KHUN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1995.

PAVIS, Patrice. Análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.

UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação