O movimento dos desejos no processo de composição coreográfica

  • Alexandra Gonçalves Dias

Resumo

O trabalho propõe o estudo sobre o processo de composição coreográfica fundado
na emergência dos desejos. Partindo do entendimento de que estes movem a criação, os
desejos são vistos como propostas para experimentações. São idéias, imagens, processos
pelos quais nos apaixonamos e que impulsionam agenciamentos. Trata-se de um movimento que viabiliza conexões e autoriza a criação. Desta forma, o trabalho identifica procedimentos e noções que norteiam o processo de composição coreográfica tendo o fluxo ininterrupto do movimento dos desejos como operador da criação.

Referências

BRECHT, George. Chance-imagery. Disponível em:

http://www.ubu.com/historical/gb/brecht_chance.pdf Acesso em: 17.02.2009.

BURROUGHS, Willliam. The cut-up method of Brion Gysin. Disponível em:

http://www.ubu.com/papers/burroughs_gysin.html Acesso em: 17.02.2009.

CARLSON, Carlson. Performance: a critical introduction. New York: Routledge, 1996. 247p.

GIL, José. Movimento total. São Paulo: Iluminuras, 2005. 224p.

GOLDBERG, RoseLee. Performance: Live art since the 60s. London: Thames & Hudson Ltd, 2004. 240p.

______. Performance art: from futurism to the present. London: Thames & Hudson Ltd, 2001. 240p.

HAY, Deborah. My Body, the Buddhist. Hanover: Wesleyan University Press, 2000. 105p.

MARGOLIN, Deb. A perfect theatre for one - Teaching performance composition. The drama review, New York, 41 (2), n.154, p. 68-81, summer 1997.

PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: UNESP, 1996. 204 p.

PRIGOGINE, Ilya. O fim da certeza. In: MENDES, Candido (org.); LARRETA, Enrique (ed.). Representação e complexidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2003. p. 47 – 68.

RISATTI, Howard. John Cage at the Mountain Lake work shop: new river watercolors. Disponível em: http://www.raykass.com/html/Cage/cage01.html Acesso em: 14.01.2009

ROLNIK, Suely. Deleuze esquizoanalista. Cadernos de Subjetividade. Vol. 01 Nº 01. São Paulo: Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade, 1993.

ROSA, Tatiana Nunes da. Dança é jogo: Trisha Brown e a cena contemporânea. 2001. Monografia (Graduação em Comunicação) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, UFRGS, Porto Alegre, RS.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações