Articulações do corpo contemporâneo: espaço poético e político do gesto

  • Andréa Bergallo Snizek

Resumo

Segundo Arendt: “…os homens organizam-se politicamente de acordo com
certos aspectos comuns essenciais que descobrem num absoluto cáos de diferenças...”
(Arendt, 2007, p. 83)
Consideramos as articulações políticas do corpo, a práxis, as negociações estabelecidas no corpo e entre corpos. Ações responsáveis por, de certa forma, modificar, criar, desenvolver e comunicar idéias. O corpo escreve, argumenta através da alteração de posição relativa dos seus segmentos e à custa de zonas de descontinuidades designadas por articulações. As articulações são «pontos de catástrofe». São espaços especializados e essenciais para a construção de argumentos poéticos do corpo contemporâneo.

Referências

ARENDT, Hanna. A Promessa da Política. Lisboa: Letra D’Água, 2007.

BECKER, Howard S. Arte como ação coletiva. In: ____. Uma teoria da ação coletiva. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. p. 205-225.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DUPUY, Dominique. Danse et politique. Pantin: Centre National de la Danse, 2003.

FAURE, S. Corps, savoir et pouvoir: Sociologie historique du champ choregraphique. Lyon: Presses Universitaires, 2001.

FAZENDA, M. J. Dança teatral: Ideias, experiências, acções. Lisboa: Celta, 2007.

GARNIER, J. Da cultura ao cultural: o caminho de uma estetização do político. Lisboa, Caderno Cultura: Intervenção, 2000.

GIL. J. Movimento Total – o corpo e a dança. Lisboa : Relógio D’Água, 2001.

JEUDY, H. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

KATZ, H. & Greiner, C. A natureza cultural do corpo. In Lições de Dança 3. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2001.

LEPECKI, A., Exhausting dance: Performance and the politics of movement. London : Routledge, 2006.

MACARA, A. Research in Dance Composition in Portugal. In L. Bresler (Ed.), International Handbook on Research in Arts Education (pp. 529-531). Champaign, IL, USA: Springer, 2007b.

MAFFESOLI, M. No fundo das aparências. Petrópolis, Rio de janeiro: Ed. Vozes, 1999.

MAUSS, M. As técnicas corporais. In MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo, EDUSP, vol. 2, pp.209-234, 1974.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Coleção Tópicos - São Paulo: Martins Fontes, 2001.

OSTROWER, F. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

RIBEIRO, A. P. Corpo a corpo: Possibilidades e limites da crítica. Lisboa:

Cosmos,1997.

SIQUEIRA, D. C. O. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006.

THOMAS, H. Dance, modernity and culture: Explorations in the sociology of dance. London: Routledge, 1995.

VAZQUEZ, A. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações