Personalidades da Dança em Minas Gerais: história oral e memória em dança no Brasil
Resumo
Este artigo resultou da pesquisa memorialística contemplada com o PrêmioFunarte para Dança – Klauss Vianna 2009: Personalidades da Dança em Minas Gerais,
tendo como objetivo a elaboração e a edição em livros dos perfis biográficos de oito artistas
de dança, sete mineiros e um rio-grandense, que viveu em Belo Horizonte. São eles:
Natália Lessa, Carlos Leite, Klauss Vianna, Dulce Beltrão, Marilene Martins, Helena
Vasconcelos, Ana Lúcia de Carvalho e Maria Clara Salles. Articulando-se com as bases
metodológicas da História Oral os textos seguiram três eixos norteadores: os dados
biográficos de cada artista, o trabalho artístico-educativo desenvolvido por eles e
considerações sobre a relevância do seu trabalho na formação em dança no Brasil.
Referências
AMORIM, Marília. O Pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa editora, 2004.
BRAGA, Suzana. Tatiana Leskova, uma bailarina solta no mundo. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005.
BRITTO, Fabiana. Cartografia da dança; criadores intérpretes brasileiros. São Paulo: Itaú Cultural, 2001.
CAMINADA, Eliana. História da dança: evolução cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.
CUNHA, Morgada e FRANCK, Cecy. Dança nossos artífices. Porto Alegre: Movimento, 2004.
FARO, Antônio José. A dança no Brasil e seus construtores. Rio de Janeiro: FUNDACEN, 1988.
FREIRE, Ana Luiza Gonçalves. Tony Petzhold: uma vida pela dança. Porto Alegre: Movimento, 2002.
______Jane Blauth. Porto alegra: Movimento, 2004.
GADELHA, Rosa Cristina Primo. A dança possível:as ligações do corpo numa cena. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2006.
LEVI, Giovanni. Usos da biografia in Usos & abusos da história oral. Coordenadoras: Janaína Amado e Marieta de Moraes Ferreira. Rio de Janeiro: FGV, 2006, pp. 175 e 176.
MACHADO, Lúcia Helena Monteiro. A filha da paciência: na época da Geração Complemento. Belo Horizonte: BDMG Cultural, 2001.
NAVAS, Cássia e DIAS, Lineu. Dança Moderna. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.
PEREIRA, Roberto. Os passos de Juliana Yanakieva. Niterói, Rio de Janeiro: Niterói Livros, 2001.
______A formação do balé brasileiro: nacionalismo e estilização. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
______Eros Volusia: a criadora do bailado nacional in Perfis do Rio. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Prefeitura, 2004.
PORTINARI, Maribel. História da dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
REIS, Glória. Cidade epalco: experimentação, transformação e permanências. Belo Horizonte: Edições Cutiara, 2005.
REIS, Sérgio Rodrigo. Rodrigo Pederneiras e o Grupo corpo: Dança Universal. Coleção Aplauso Dança. Coordenação Rubens Ewald Filho. São Paulo: Imprensa Oficial, 2008.
SIQUEIRA, Arnaldo. Zdenek Hampl: perfis de uma artista inovador. Org. Arnaldo Siqueira. Recife: Ed. Do organizador, 2009.
______Tânia Trindade e o ensino oficial da dança no Recife. Recife: Ed. do autor, 2004.
______Ana Regina. Recife: Ed. do autor, 2005.
SIQUEIRA, Arnaldo e LOPES, Antônio. Flávia Barros. Recife: Ed. do autor, 2004.
SUCENA, Eduardo. A dança teatral no Brasil. Rio de Janeiro: MINCFUNDACEN, 1988.
VICENZIA, Ida. Dança no Brasil. Série História Visual. Rio de Janeiro: FUNARTE, São Paulo: Atrações Produções Limitada, 1999.