Arte e Ciência: duelos e duetos

  • Alice Stefânia

Resumo

Termos como biomecânica, corpo sem órgãos, kinosfera, bios cênico, corpo-mídia,
antropologia teatral, etc., revelam um trânsito freqüente e já histórico entre aspectos
técnicos e estéticos das artes e noções das ciências exatas, biológicas ou humanas.
Diferentes campos ou recortes teóricos vêm sendo recorrentemente visitados por artistas
em busca de maior compreensão, legitimação e/ou qualificação de suas obras e abordagens
metodológicas. Se por um lado tais encontros mostram-se férteis, apresentando potencial
para redimensionar tanto os processos artísticos, quanto as áreas de conhecimento
procuradas como apoio conceitual e/ou metodológico; por outro, o risco de generalizações,
deturpações, reducionismos e toda sorte de equívocos também é sempre iminente.

Referências

DELEUZE, Gilles e GUATARI, Felix. Mil Platôs - Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1. RJ: Editora 34. 1995.

JULLIEN, François. Tratado da eficácia. SP: Editora 34. 1998.

LYOTARD, Jean François. O Pós-moderno. RJ: José Olympio. 1993.

PRIGOGINE, Ilya. O Fim das Certezas Tempo, Caos e as Leis da Natureza. SP: Editora da UNESP. 1996.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas