Reflexão sobre a brasilidade no contexto da dança contemporânea

  • Ana Carolina Mundim

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre a brasilidade no contexto da dança
contemporânea. Para isso, problematizamos o conceito de brasilidade, trazendo um olhar
crítico para a questão, a partir do diálogo com autores como Zygmunt Bauman e Homi
Bhabha.

Referências

ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas. São Paulo, Companhia das Letras, 2008.

ANDRADE, Mário. Danças Dramáticas do Brasil. 2 ed. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 2002.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Trad. ÀVILA, Myriam; REIS, Eliana Lourenço de Lima & GONÇALVES, Gláucia Renate. 3ª ed. Belo Horizonte: editora UFMG, 2005.

BOGÉA, Inês (organização e apresentação). Oito ou Nove Ensaios sobre o Grupo Corpo. São Paulo: Cosac e Naify Edições, 2001.

BORGES, Fernanda Carlos. A filosofia do jeito: um modo brasileiro de pensar com o corpo. São Paulo: Summus editorial, 2006.

DA MATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1986

FARO, Antonio José. A dança no Brasil e seus construtores. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. 51 ed. São Paulo: Global Editora, 2006.

_____. Sobrados e Mucambos. 16 ed. São Paulo: Global Editora, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. SILVA, Tomaz Tadeu & LOURO; Guacira Lopes. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2006.

_____. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Org. SOVIK, Liv. Trad. RESENDE, Adelaine La Guardiã; ESCOSTEGUY, Ana Carolina; ÁLVARES, Cláudia; RÜDIGER, Francisco; AMARAL, Sayonara. Belo Horizonte: Editora Humanitas, 2008.

HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. 10 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.

KATZ, Helena. O Brasil descobre a dança, a dança descobre o Brasil. São Paulo: DBA, 1994.

LOPES. Sara Pereira.“...É Brasileiro, já passou de português.” Por uma fala teatral brasileira. 1994. Dissertação (Mestrado em Artes) UNICAMP, Campinas.

_____. Diz isso cantando: A Vocalidade Poética e o Modelo Brasileiro. 1997. Tese (Doutorado em Artes) USP, São Paulo.

MACIEL, Fabrício. O Brasil-nação como ideologia. São Paulo: Annablume, 2007.

MEDINA, João Paulo S. O Brasileiro e seu Corpo. Campinas: Ed. Papirus, 2005.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. São Paulo: Cia de Bolso, 2006.

SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e Pós-Modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.

VOLUSIA, Eros. A creação do bailado brasileiro. (conferência realizada no Teatro Ginástico). Rio de Janeiro: MEC, 20 jul, 1939.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas