Medo, transgressão e memória no teatro de Tadeusz Kantor

  • Jolanta Rękawek

Resumo

Tadeusz Kantor (1915-1990), não era um herói impávido, mas um artista indefeso que
se situou em frente ao medo. Pintor e diretor de teatro polonês, adotou como seu credo artístico a sensação do pavor do aluno apontado pelo professor. O artista elaborou uma proposta de vanguarda baseada na sua confissão pessoal na qual proclamou a lei da transgressão do “código do procedimento teatral”. Kantor aproveitou a lógica gramatical da decomposição que o levou à abolição do texto dramático e à destruição da ilusão. Impôs o código da repetição em lugar da representação e convocou no palco o ator forasteiro que opera como qualquer objeto da realidade da categoria mais baixa. A memória é, no seu Teatro da Morte, o elemento fundador que questiona a legitimidade do visível e celebra o tempo consumado.

Referências

HALBWACHS, Maurice (1990). Memória coletiva. São Paulo: Vértice. Editora Revista dos Tribunais.

HALCZAK, Anna (org.) (2009). Galeria-Pracownia Tadeusza Kantora. Cracóvia: Cricoteka, 2009.

HALCZAK, Anna, RENCZYŃSKI, Bohdan (orgs.) (2007). Tadeusz Kantor. Obiekty / Przedmioty. Zbiory Cricoteki. Cracóvia: Cricoteka.

_____. Tadeusz Kantor. Epoka chłopca. Catálogo da exposição. Cracóvia: Cricoteka, 2008.

KANTOR, Tadeusz (2004). Pisma. Teatr smierci. Teksty z lat 1975-1984. Ossolineum/Cricoteca: Breclau, 2004, vol.II.

_____. (2005). Pisma. Dalej juz nic. Teksty z lat 1985-1990. Ossolineum/Cricoteca: Breclau, vol.III.

„Kantor tu jest. Obchody 15 rocznicy smierci Tadeusza Kantora”. Gazeta Wyborcza, Varsóvia: Agora, 06.12.2005., suplemento.

KOTT, Jan (2005). Kadysz. Strony o Tadeuszu Kantorze. Danzig: slowo/obraz terytoria, 2005.

KRAUPE-ŚWIDERSKA, Janina. Entrevista gravada em Cracóvia, 30 de setembro de 2009, disponível no arquivo da autora.

RĘKAWEK, Jolanta (2009). “A memória como uma marca de vanguarda no teatro de Tadeusz Kantor”. Anais do I Colóquio Nacional de Poéticas do Imaginário. Manaus: UEA.

_____. (2009). “O corpo lembrante na cena de Tadeusz Kantor”. Anais do V Colóquio Internacional de Etnocenologia. Belo Horizonte: UFMG.

RENCZYŃSKI, Bogdan. Entrevista gravada em Cracóvia, 2 de outubro de 2009, disponível no arquivo da autora.

Material audiovisual:

KANTOR, Tadeusz (1984). Wielopole, Wielopole. Registro do espetáculo de Tadeusz Kantor por Andrzej Zajączkowski. Polônia: Telewizja Polska.

_____. (1986). Niech szczezną artysci (Que se danem os artistas). Registro do espetáculo de Tadeusz Kantor por Andrzej Zajączkowski. Polônia: Telewizja Polska.

_____. (1990). Nigdy tu juŜ nie powróce (Nunca mais vou voltar por aqui). Registro do espetáculo de Tadeusz Kantor por Andrzej Zajączkowski. Polônia: Telwizja Polska.

_____. (1991). Dziś są moje urodziny (Hoje é meu aniversario). Registro do espetáculo de Tadeusz Kantor por Andrzej Zajączkowski. Polônia: Telewizja Polska.

WAJDA, Andrzej (1976). Umarla klasa seans Tadeusza (A classe morta, espetáculo de Tadeusz Kantor). Polônia: Telewizja Polska.

SAPIJA, Andrzej (1984). Powrót Odysa Tadeusza Kantora. Notatki z prób. (A volta de Odisseu. Anotações dos ensaios). Wytwórnia Filmow Oświatowych Łódź,

_____. (1985). Kantor, Polônia: Wytwórnia Filmów Oświatowych Łódź, Telewizja Polska.

_____. (1992). Próby tylko próby. Polônia: Cricoteka.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena