Percepção Física: método de conhecimento e ação para o corpo que dança
Resumo
Pesquisa acerca do método Percepção Física, desenvolvido pelo diretor AlejandroAhmed junto ao Grupo Cena 11 Cia. de Dança (SC) desde 1993. Centrado no conhecimento do corpo e do movimento, o sistema sublinha um modo particular de aprender e estrutura-se em três elementos: percepção, adaptabilidade e controle. Enfatiza os limites e as possibilidades do corpo, incluindo seu potencial para transformar o espectador-cúmplice da ação. Dentre seus princípios pedagógicos estão a valorização da experiência, a união entre teoria e prática, a conexão com o ambiente. O treinamento, integrado às proposições cênicas contemporâneas da companhia, objetiva concretizar um projeto criativo próprio, incentivar novos modos de comportamento e ação do corpo que dança.
Referências
COLLAÇO, Gabriel e AHMED, Alejandro. Autoria no corpo involuntário. In: XAVIER, Jussara. MEYER, Sandra. TORRES, Vera. Tubo de ensaio. Experiências em dança e arte contemporânea. Florianópolis: Edição do autor, 2006.
DAMÁSIO, Antônio. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Cia das Letras, 1996.
GREINER, Christine. O corpo. Pistas para estudos indisciplinares. 3ed. São Paulo: Annablume, 2008.
MENICACCI, Armando. O ensino da dança frente às tecnologias: algumas reflexões. In: WOSNIAK, Cristiane. MEYER, Sandra. NORA, Sigrid. Seminários de dança. O que quer e o que pode (ess)a técnica? Joinville: Letradágua, 2009.
NUNES, Sandra Meyer. As metáforas do corpo em cena. Florianópolis: UDESC/AnnaBlume, 2009.
SERRES, Michel. Variações sobre o corpo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.