Percepção Física: método de conhecimento e ação para o corpo que dança

  • Jussara Janning Xavier

Resumo

Pesquisa acerca do método Percepção Física, desenvolvido pelo diretor Alejandro
Ahmed junto ao Grupo Cena 11 Cia. de Dança (SC) desde 1993. Centrado no conhecimento do corpo e do movimento, o sistema sublinha um modo particular de aprender e estrutura-se em três elementos: percepção, adaptabilidade e controle. Enfatiza os limites e as possibilidades do corpo, incluindo seu potencial para transformar o espectador-cúmplice da ação. Dentre seus princípios pedagógicos estão a valorização da experiência, a união entre teoria e prática, a conexão com o ambiente. O treinamento, integrado às proposições cênicas contemporâneas da companhia, objetiva concretizar um projeto criativo próprio, incentivar novos modos de comportamento e ação do corpo que dança.

Referências

COLLAÇO, Gabriel e AHMED, Alejandro. Autoria no corpo involuntário. In: XAVIER, Jussara. MEYER, Sandra. TORRES, Vera. Tubo de ensaio. Experiências em dança e arte contemporânea. Florianópolis: Edição do autor, 2006.

DAMÁSIO, Antônio. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Cia das Letras, 1996.

GREINER, Christine. O corpo. Pistas para estudos indisciplinares. 3ed. São Paulo: Annablume, 2008.

MENICACCI, Armando. O ensino da dança frente às tecnologias: algumas reflexões. In: WOSNIAK, Cristiane. MEYER, Sandra. NORA, Sigrid. Seminários de dança. O que quer e o que pode (ess)a técnica? Joinville: Letradágua, 2009.

NUNES, Sandra Meyer. As metáforas do corpo em cena. Florianópolis: UDESC/AnnaBlume, 2009.

SERRES, Michel. Variações sobre o corpo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena