O corpo que dança: inscrição poética no espaço-tempo

  • Karina Campos de Almeida

Resumo

Este artigo propõe-se a discutir algumas questões relacionadas ao processo
criativo em dança contemporânea a partir do ponto de vista do artista que visa compor uma
obra poética, potente e transformadora que dialogue com os diversos contextos em que está inserida e, ao mesmo tempo, se sustente na relação criativa com os próprios elementos técnicos/poéticos que a constituem. Como criar uma reorganização, um agenciamento diferente, uma ressignificação potente diante das materialidades com as quais trabalhamos para compor uma obra? Questões como essas serão discutidas e desdobradas no decorrer deste artigo sem que se pretenda chegar a respostas definitivas, mas tecendo considerações que possam colaborar no sentido de apontar caminhos possíveis para a composição em dança na atualidade.

Referências

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Trad. Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. O que é Filosofia. Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz – Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Trad. Luís B.L. Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro Graal,1988(1).

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomelogia da Percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

NAVAS, Cássia. Dança: escritura, análise e dramaturgia. Anais do II Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFBa, Salvador, 2002.

NAVAS, Cássia. Interdisciplinariedade e intradisciplinariedade em dança. In I Seminários de Dança de Joinville. Joinville: Fundação Festival de Joinville, 2008.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena