Música como arte cênica: uma abertura disciplinar

  • Lenine Vasconcellos de Oliveira

Resumo

Este artigo discute o entendimento da Música como uma Arte Cênica, através do
conceito de qualidade de presença cênica do músico. A principal questão é discutir como as
diferentes qualidades de presença experimentadas pelo músico dentro de um espetáculo
podem dialogar com os demais artistas da cena. O desdobramento pretendido consiste na
proposição de uma reestruturação no nível formativo acadêmico, com o intuito de provocar o diálogo interdisciplinar entre áreas artísticas.

Referências

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que Vemos, o que nos Olha. São Paulo: editora 34, 1998.

RANCIÈRE, Jacques. A Partilha do Sensível: estética e política. 2ª edição. São Paulo: EXO experimental org.; editora 34, 2009.

SCHECHNER, R. O que é performance? O Percevejo, Rio de Janeiro, Estudos da Performance, nº 12, 2003. (p.25-50).

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena