Os "ambientes" de Luiz Carlos Mendes Ripper na paisagem teatral dos anos 1970

  • Lidia Kosovski

Resumo

Este trabalho ilumina, a partir do campo dos estudos da Arquitetura e do Teatro,
uma forma de apropriação pelas Artes Cênicas, do espaço do Museu de Arte Moderna da
Cidade do Rio de Janeiro na década de 1970. Foca-se aqui um fragmento da obra de Luis
Carlos M. Ripper, cenógrafo e encenador do espetáculo "Avatar" de Paulo Affonso Grisolli
realizado na sala "Corpo e Som" no MAM em 1974, marcando o alinhamento das práticas
teatrais com as artes plásticas em sua via "ambientalista".

Referências

SCHECNER, Richard. Environmenthal Theater. New York: Applause, 1994.

MILLIET, Maria Alice. Obra-trajeto, São Paulo: Edusp, 1992.

GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio,1999.

RUIZ, Giselle. Arte/Cultura em momento de trânsito. O MAM na década de 1970. 2010.

Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes

Cênicas/PPGAC-UNIRIO, Xerox.

Fontes Primárias:

Dossiê Luiz Carlos Ripper - CEDOC/FUNARTE

Arquivo Pessoal de Luiz Carlos Mendes Ripper - EAT/LC.Ripper/FAETEC

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena