A dança relacional da Cia. Andanças em Os Tempos: a encenação coreográfica como experiência dos sentidos

  • Manoel Moacir R. Farias Jr.

Resumo

Neste texto, procuro fazer uma análise crítica do espetáculo Os tempos, da Cia.
Andanças, de Fortaleza (CE), observando o percurso de suas idéias coreográficas. São
convocados os pensamentos sobre arte, política e performance de Jacques Rancière,
Andréa Bardawil e Josette Fèral. Procuro entender a encenação coreográfica como
experiência dos sentidos, a partir de referências aos objetos relacionais de Lygia Clark, em
interação com o universo simbólico do espetáculo.

Referências

BARDAWIL, Andréa. Por um estado de invenção. No prelo.

FÈRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, São Paulo, n.8, p.197-210, 2008.

PALHARES, Taisa. Império dos sentidos. Bravo! , São Paulo, n. 101, p.54-59, jan., 2006.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org.; Editora 34, 2005.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena