A dança relacional da Cia. Andanças em Os Tempos: a encenação coreográfica como experiência dos sentidos
Resumo
Neste texto, procuro fazer uma análise crítica do espetáculo Os tempos, da Cia.Andanças, de Fortaleza (CE), observando o percurso de suas idéias coreográficas. São
convocados os pensamentos sobre arte, política e performance de Jacques Rancière,
Andréa Bardawil e Josette Fèral. Procuro entender a encenação coreográfica como
experiência dos sentidos, a partir de referências aos objetos relacionais de Lygia Clark, em
interação com o universo simbólico do espetáculo.
Referências
BARDAWIL, Andréa. Por um estado de invenção. No prelo.
FÈRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, São Paulo, n.8, p.197-210, 2008.
PALHARES, Taisa. Império dos sentidos. Bravo! , São Paulo, n. 101, p.54-59, jan., 2006.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org.; Editora 34, 2005.