Territorialidades e Saberes Locais: estratégias para uma construção identitária das Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia

  • Cecília Bastos da Costa Accioly

Resumo

Pesquisa documental, de caráter participativo. Analisa os atuais currículos das
Licenciaturas em Dança e Teatro da UFBA baseada numa fundamentação teórica atrelada ao pensamento pós-colonialista e desconstrucionista, com intenção de identificar os pressupostos de territorialidades e saberes locais em diálogo com o conhecimento acadêmico, sem hierarquia. Constata que os vícios oriundos da hegemonia do conhecimento positivista dificultam a emergência de um currículo que contemple as noções fluidas emergentes da socialidade do pensamento orgânico e da epistemologia do cotidiano. Indica a necessidade de direcionamento dos esforços para reformulação das Artes Cênicas no Ensino Superior, a partir de uma epistemologia a serviço de uma educação desvinculada da hiperespecialização da Modernidade.

Referências

ANTUNES, Celso. Trabalhando Habilidades: construindo idéias. São Paulo: Scipione, 2001.

ANTONIAZZI, Maria Regina F. A Historicidade da Prática dos Jesuítas no Brasil Colônia 1549 – 1697. 1993. 433p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1993.

ARAÚJO, Lauana Vilaronga Cunha de. Graal – O Segredo da Dança na Bahia: noção de vanguarda artística aplicada a Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. In.: LOBATO, Lúcia Fernandes; SAJA, José Antônio. Vanguardismo, também uma questão da Dança. Salvador: Universidade Federal da Bahia/Escola de Dança/Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2005. p. 47-118.

AUDY, Jorge Luis Nicolas. Entre a tradição e a renovação: os desafios da universidade empreendedora. In: ______. Inovação e empreendedorismo na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. cap. 2, p. 58 – 78. (Título do livro em inglês: Innovation and entrepreneurialism in the university).

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2006.

BARBOSA, Joaquim Gonçalves (Org.). Reflexões em torno da abordagem multirreferencial. São Carlos: EDUFSCar, 1998.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Tradução de Mauro Gama e Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. 257 p.

BIÃO, Armindo; GREINER, Christine (orgs.). Etnocenologia: textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1998. 193p.

BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. 412 p.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://meclegis.mec.gov.br/documento/anos/ano/1961>. Acesso em: 09 abr. 2010.

BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial

da União, Brasília, DF, 29 nov.1968. Disponível em: <http://www.prolei.inep.gov.br/ >. Acesso em: 17 abr. 2010.

BRASIL. Lei no 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 ago. 1971. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5692.htm#art87>. Acesso em: 09 abr. 2010.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Resolução n. 23, de 23 de outubro de 1973. Diário Oficial da União, Brasília, 9 nov. 1973. Disponível em: < http://www.prolei.inep.gov.br/>. Acesso em: 17 abr. 2010.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Resolução n. 32, de 09 de agosto de 1974. Diário Oficial da União, Brasília, 30 out. 1974. Disponível em: <http://www.prolei.inep.gov.br/>. Acesso em: 17 abr. 2010.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez.1996. Disponível em: < http://meclegis.mec.gov.br/documento/anos/ano/1996>. Acesso em: 09 abr. 2010.

BRASIL. Decreto no 3.276, de 6 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na educação básica, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 07 dez.1999. Disponível em: < http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/fraWeb?OpenFrameSet&Frame=frmWeb2&

Src=%2Flegisla%2Flegislacao.nsf%2FViw_Identificacao%2FDEC%25203.276-1999%3FOpenDocument%26AutoFramed>. Acesso em: 09 abr. 2010.

BRASIL. Lei no 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2001. Disponível em: < http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/fraWeb?OpenFrameSet&Frame=frmWeb2&

Src=%2Flegisla%2Flegislacao.nsf%2FViw_Identificacao%2Flei%252010.172-2001%3FOpenDocument%26AutoFramed>. Acesso em: 09 abr. 2010.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação / Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2002a. Disponível em: < http://meclegis.mec.gov.br/tipo-norma/index/norma/21/>. Acesso em: 09 abr. 2010.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES 146/2002 - Homologado. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Direito, Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Hotelaria, Secretariado Executivo, Música, Dança, Teatro e Design. Relatores Conselheiros: José Carlos Almeida da Silva e Lauro Ribas Zimmer. Diário Oficial da União, Brasília, 13 de maio de 2002b. Disponível em: . Acesso em: 04 mar. 2009.

COSTA, Rogério Haesbaert da. O Mito da Desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. 400p.

DESCARTES, René. Discurso do método. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 2008. 123 p.

FARIAS, Sérgio Coelho Borges. Identificação Cultural na Prática Educativa com Teatro. In: SEMINÁRO NACIONAL DE ARTE E EDUCAÇÃO. 16, 2002, Montenegro, RS. Anais... Montenegro: FUNDARTE, 2002. p. 64 – 66.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 31. ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 107 p.

______. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 26. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148 p.

GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. 8.ed. São Paulo: Ática, 2004. 319p.

GEERTZ, Clifford. O Saber Local: novos ensaios em antropologia interpretativa. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. 368 p.

HALL, Stuart. A Identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de janeiro: DP&A, 2006. 102 p.

HARVEY, David. A Condição Pós-Moderna. 15. ed. São Paulo: Loyola, 2006. 349 p.

LE BRETON, David. A Sociologia do Corpo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. 104 p.

LEÃO, Raimundo Matos de. Abertura para outra cena: uma história do teatro na Bahia a partir da criação da Escola de Teatro – 1946-1966. 2002. 265 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de pós-graduação em Artes Cênicas, Escola de Dança/Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2002.

______. Abertura para outra cena: o moderno teatro da Bahia. Salvador: Fundação Gregório de Matos/EDUFBA, 2006. 278 p.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LOBATO, Lúcia Fernandes. Aspectos da Filosofia Ocidental Cristã que influenciaram a formação da mentalidade brasileira de corpo. 1990. 118p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1990.

LUCKESI, Cipriano. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994. 183 p.

MAFFESOLI, Michel. O conhecimento comum: introdução à sociologia compreensiva. Porto Alegre: Sulina, 2007. 295 p.

______. O Tempo das Tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. 298 p.

______. No fundo das aparências. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. 352 p.

MORA, José-Ginés. O processo de modernização das universidades européias: o desafio da sociedade do conhecimento e da globalização. In: AUDY, Jorge Luis Nicolas; Marília Costa Morosini. (Org.). Inovação e empreendedorismo na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. cap.4, p. 116-142. (Título do livro em inglês: Innovation and entrepreneurialism in the university).

MORIN, Edgar.; LE MOIGNE, Jean-Louis. A Inteligência da Complexidade. 3. ed. São Paulo: Peirópolis, 2000. 268 p.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 11. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2006. 118p.

______. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. 128p.

______. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 104 p.

______. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. 76 p.

MOSQUERA, Juan José Mouriño. Princípios da universidade no século XXI: universidade e produção do conhecimento. In: AUDY, Jorge Luis Nicolas; Marília Costa Morosini. (Org.). Inovação e empreendedorismo na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. cap.3, p. 79-88. (Título do livro em inglês: Innovation and entrepreneurialism in the university).

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

RAMACHANDRAN, V.S. A brief tour of human consciousness: from impostor poodles to purple numbers. New York: PI Press, 2004.

READ, Herbert. A Redenção do Robô: meu encontro com a educação através da Arte. 3. ed. Tradução de Fernando Nuno. São Paulo: Summus, 1986.

______. A Educação pela Arte. Tradução de Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 17. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008. 174p.

SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e Pós Modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SQUISSARDI, Valdemar. Universidade no Brasil: modelos clássicos aos modelos de ocasião. In: Dilvo Ristoff; Palmira Sevegnani (Org.). Modelos institucionais de educação superior. Brasília: INEP, 2006. p. 67-91.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações