Dança dos Brasis IV: O Retorno ao Campo

  • Elisa Massariolli da Costa

Resumo

Esta proposta de mestrado consiste em apresentar o espetáculo “Nascedouro”,
criado dentro do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), a aldeias da etnia Xavante,
campo de pesquisa onde foi realizado o Co-habitar com a Fonte para o processo criativo
deste mesmo espetáculo. A Personagem que deu origem a “Nascedouro” é a Mulher-gavião. Esta traz em si a mitologia xavante e a metamorfose, transformando-se em bicho para lidar com as dificuldades intrínsecas ao seu ambiente. Nesta nova experiência de campo, foram realizados registros audiovisuais e escritos, que estão sendo cuidadosamente analisados. Após as apresentações realizadas em três aldeias da Terra Indígena Pimentel Barbosa, buscar-se-á evidenciar, através do corpo da intérprete, o que foi vivenciado neste retorno às aldeias.

Referências

COSTA, E.M. ,RODRIGUES, G. A Experiência do Método BPI na Criação em Dança: O Corpo como lugar do Encontro. Revista Moringa: Teatro e Dança, Volume 1-Número 1. Revista do Departamento de Artes Cênicas da UFPB. João Pessoa: Editora da Universitária UFPB, 2010. p.25-33.

_____. Dançar para a Fonte: as reverberações de apresentar um espetáculo criado dentro do método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) ao campo onde foi realizado o Co-habitar com a Fonte. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE IMAGEM CORPORAL E I CONGRESSO BRASILEIRO DE IMAGEM CORPORAL, 2010, Campinas. UNICAMP. Campinas, SP. 2010. Anais digitais... Campinas: UNICAMP, 2010. IC3-20.

GIACCARIA, B.; HEIDE, A. Jerônimo Xavante Sonha. Publicação da “Casa da Cultura”. Campo Grande – MT, 1975.

MAYBURY-LEWIS, D. A Sociedade Xavante. F. Alves: Rio de Janeiro, 1984.

MAYBURY-LEWIS, D. O Selvagem e o Inocente. Editora da UNICAMP: Campinas, SP, 1990.

MELCHERT, A. C. O desate criativo: estruturação da personagem a partir do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). 2007. 158p. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

MÜLLER, R. P. Danças Indígenas: arte e cultura, história e performance. In: LIGÉRO, Z.; SANTOS, C. A. Dança da Terra – tradição, história, linguagem e teatro. Rio de Janeiro: Papel Virtual Editora, 2005. p.13-27.

NAGAI, A. M. O dojo no BPI: lugar onde se desbrava um caminho. 2008. 123p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

RODRIGUES, G. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: Processo de Formação. Rio de Janeiro: Funarte,1997.

RODRIGUES, G. O Método BPI (Bailarino- Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. 171p. Tese (Doutorado em Artes). Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas , Campinas, 2003.

RODRIGUES, G; MÜLLER, R.P. Dança dos Brasis: as mulheres Asuriní do Xingu. In: CONGRESSO ABRACE , 4., 2006. Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro, 2006. p. 166-167.

RODRIGUES, G.; MÜLLER, R. Dança dos Brasis: as mulheres de cócoras. Cadernos da Pós-Graduação-Instituto de Artes da Unicamp, Campinas, SP, vol. 8, n. 1, p.129- 136, 2006.

SEREBURÃ; HIPRU; RUPANÊ; SEREZABDI; SEREÑIMIRÁMI. Wareme zára, nossa palavra: mito e história do povo xavante. Editora SENAC: São Paulo, 1998.

TEIXEIRA, P. C. O Santo que dança: uma vivência corporal a partir do eixo Co-habitar com a Fonte do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). 2007. 195p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

TURTELLI, L. S. O Espetáculo Cênico no Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): um estudo a partir da criação e apresentações do espetáculo de dança “Valsa do Desassossego”. 2009. 309p. Tese (Doutorado em Artes). Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações