Educação somática e dança: experiências com a Reorganização Postural Dinâmica

  • Eloisa Domenici

Resumo

Diversos autores vêm ressaltando a contribuição das práticas de educação
somática para a dança, em termos da pedagogia do movimento, da prevenção de
lesões, e também para a sua poética. A Reorganização Postural Dinâmica - prática de
educação somática criada por Lima (2010) - é uma técnica de trabalho corporal que se
baseia em uma série de exercícios voltados ao alinhamento postural e principalmente
na exploração da tensão lenta como estratégia. Neste artigo apresento duas situações
em que esta técnica foi utilizada na prática pedagógica em dança, com diferentes
grupos e objetivos, e discuto os resultados obtidos. O resultado final reitera a conclusão
do autor, de que a técnica apresenta grande potencial para a formação de artistas da
dança.

Referências

DOMENICI, Eloisa Leite. O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo. Pró-Posições. Pro-Posições v.21, n.2(62), maio/ago, 2010.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-

&lng=pt&nrm=iso

DUARTE JUNIOR, João Francisco. O Sentido dos Sentidos: A Educação (do) Sensível. Curitiba: Criar Edições, 2004.

FORTIN, Sylvie. L’education somatic et la formation en danse. Nouvelles de Danse. Bruxelas : Contradanse, n.. 28, p. 15-30, 1996.

FORTIN, Sylvie. Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula de técnica de dança. Pro-Posições. Campinas: Editora da Unicamp, v.. 9, n., 2 (26), 1998.

FORTIN, Sylvie. Living in movement: devellopment of sommatic practices in different cultures. Journal of Dance Education. New Jersey, v.. 2, n.. 4, p. 128-136, 2002.

LIMA, José António de Oliveira. Educação somática: diálogos entre educação, saúde e arte no contexto da proposta da Reorganização Postural Dinâmica. Tese (Doutorado) — Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

LOUPPE, Laurence. L’utopie du corps indéterminé. In : ASLAN, Odette (Org.). Le corps en jeu. Paris: CNRS Editions, 1994.

MILLER, Jussara. A escuta do corpo - sistematização da técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.

STRAZZACAPPA, Márcia. As técnicas corporais e a cena. In: GREINER, Christine e BIÃO, Armindo (Org.). Etnocenologia, textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1998.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações