Um olhar sobre videodança em dimensões

  • Guilherme Barbosa Schulze

Resumo

Ao considerar-se a videodança como algo diferente do registro ou da adaptação de uma
coreografia previamente existente para a tela, pode-se afirmar que essa é uma arte onde a dança e o vídeo devem ser cúmplices indo além dos limites conceituais tradicionais dessas duas linguagens. A bibliografia dedicada à criação e análise de videodança é extremamente limitada sendo a teoria de Rudolf Laban um interessante referencial para sua compreensão. Consideramse três camadas ou dimensões de análise: primária, secundária e terciária correspondendo respectivamente ao assunto ou personagem, movimento da câmera, e o resultado na tela após a edição. As relações possíveis a partir dessa sistematização podem indicar um caminho estimulante para a criação e compreensão de videodança.

Referências

ADSHEAD, J. (ed.). Dance Analysis: Theory and practice. London: Dance Books, 1988.

LABAN, R. Choreotics London: MacDonald/Evans, 1976.

LABAN, R. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

LABAN, R. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.

PAVIS, P. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PRESTON-DUNLOP, V. Looking at Dances. London: Verve, 1998.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações